Pessoas que fazem dieta ou participam de programas de reeducação alimentar quase sempre têm dúvidas sobre o consumo de sanduíches, já que eles são apetitosos e quase sempre muito calóricos. Afinal comer um sanduíche no lugar de uma refeição pode prejudicar a saúde? "Depende da forma como é preparado e consumido, dos ingredientes que o compõem, das quantidades utilizadas e do restante da alimentação diária", orienta a nutricionista Maribel G. Melos.
Ela explica que uma refeição rápida não precisa ser nutricionalmente desequilibrada. O prejuízo que o chamado fast food pode trazer à saúde está mais ligado ao exagero no consumo de gorduras e à falta de certos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais. Um lanche pode ser uma refeição muito gostosa e equilibrada, além de pouco calórica.
"Um lanche pode ser uma refeição muito gostosa e equilibrada, além de pouco calórica. Um dos itens mais importantes na composição de um sanduíche é a quantidade de gordura utilizada na sua composição. Aquele famoso hábito de passar maionese a cada mordida do sanduíche pode causar um grande exagero calórico, pois cada ''passadinha'' destas pode fornecer até 50 calorias, se isto for feito por seis vezes, serão 300 calorias, o que muitas vezes era o valor inicial do sanduíche", argumenta Maribel.
Uma dica é incluir boas fontes de fibras como os vegetais (inteiros, picadinhos ou misturados às proteínas formando uma pasta) no recheio do sanduíche. Outra recomendação é utilizar a versão light ou desnatado para requeijão, margarina e maionese. Troque os embutidos feitos à base de carnes por peru e chester, que também são encontrados na versão light.
A escolha do tipo de pão também é importante, pois o pão que contém fibras na sua composição como o integral fornece vitaminas do complexo B, minerais e oferece menor índice glicêmico, o que se traduz em mais tempo de saciedade.
"Para que uma refeição esteja equilibrada em termos de nutrientes é preciso seguir um esquema que respeite a composição adequada de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras. E todos estes ingredientes podem estar dispostos em um sanduíche", ressalta a nutricionista.
Fonte: Maribel G. Melos - Nutricionista