Na hora de comprar frutas, legumes e verduras para consumir em casa, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração: Os preços, se estão frescos, orgânicos ou não, e, que além de não conter agrotóxicos, também priorizem a sazonalidade dos produtos.
Segundo o próprio Guia Alimentar para a População Brasileira, feito pelo MS (Ministério da Saúde), o consumo de alimentos regionais, oriundos da agricultura familiar, que respeitam a natureza e técnicas agrícolas naturais, são infalíveis para melhorar a saúde.
Por esse motivo, com a entrada da primavera que iniciou no dia 22, nada melhor que aproveitar as frutas, legumes e verduras da estação.
Leia mais:
Figo está na época: inspire-se com 11 receitas deliciosas!
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Burger King mira advogados em campanha de novo sanduíche
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
Quais são os produtos da época?
De acordo com o Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), na primavera, a safra de frutas é marcada pela alta da acidez, com a presença do kiwi, maracujá, abacaxi, e outras como mamão, morango, manga, e pêssego.
Já com relação às verduras da época, é neste período que o almeirão, o brócolis e o espinafre aparecem em abundância, e, no caso dos legumes, são eles os mais comuns: abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, ervilha, tomate e cenoura. É a hora certa de aproveitar as cores e sabores da estação.
As principais vantagens de escolher esses produtos é que, além de gerar economia para o bolso, as frutas da estação saem do pé na hora certa e chegam ao consumidor mais frescas e saborosas.