A Páscoa está chegando, e é tradicionalmente uma época em que ele fica em evidência: o bacalhau. Mas você sabe como dessalgá-lo corretamente? Anote essas dicas do Conselho Norueguês da Pesca.
1 - Lave-o em água corrente para retirar a camada grossa de sal.
2 - Mergulhe em um recipiente com bastante água fria, com algumas pedras de gelo e na geladeira. A proporção é de 2/3 de água para 1/3 de bacalhau. Mantenha na geladeira para melhor conservação.
3 - Não ferva, cozinhe em fogo brando. Cada 100g de bacalhau tem cerca de 160 calorias. É um alimento nutritivo, fonte de proteínas, cálcio, ferro, minerais e vitaminas do complexo B.
Tabela de dessalgue
O tempo de retirar o sal depende da altura das postas, de acordo com a indicação:
O bacalhau desfiado precisa de 6h (troque a água de 3h em 3h)
Postas normais: 24h (troque a água de 6h em 6h)
Postas grossas: 40h (troque a água de 8h em 8h)
Postas muito grossas: 48h (troque a água de 8h em 8h)
Lombos muito grossos: 72h (troque a água de 8h em 8h)
5 - Anote essas dicas para dessalgar o bacalhau de forma mais prática:
- Use duas vasilhas grandes com tampa, coloque água e leve à geladeira.
- Retiire o bacalhau da embalagem, lave em água corrente para tirar o excesso de sal, remova pele e espinhas (se a receita pedir), corte como preferir.
- Coloque pedras de gelo em um dos vasilhames (com a água gelada).
- Na hora de trocar a água, não troque a água do bacalhau e sim o bacalhau de água. Coloque gelo na outra vasilha que está somente com água e troque o bacalhau de vasilha.
- O recipiente que estava com o bacalhau deve ser lavado e colocado novamente com água na geladeira. Vá repetindo a operação até o processo completo dessalgue.