Quem já se aventurou por uma adega ou até mesmo pelos corredores de um supermercado em busca do vinho perfeito sabe que a escolha vai muito além de "branco, rosé ou tinto”. Até mesmo para os mais entendedores da bebida, a busca pela uva ideal ao paladar jamais cessa. Que tal usar os astros como sommeliers e descobrir qual o vinho indicado para cada signo? O astrólogo das celebridades Ricardo Muri, responsável pelo mapa astral de nomes como Leo Santana, Juliana Paes e Kelly Key, revela qual o vinho você deveria investir de acordo com o seu signo. Confira:
Áries: o espanhol Tempranillo
Força, coragem e iniciativa. O signo que inicia o calendário astrológico, que não espera por nada nem ninguém, está associado a uva Tempranillo por sua força e precisão em sabores. É um vinho para ser bebido sem esperar muito tempo.
Leia mais:
Nozes: aproveite a época para fazer dez receitas gostosas
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Touro: Champagne francês
Estabilidade, segurança e romance. Touro é regido pelo planeta vênus e por isso seu tom sedutor. Além disso, taurinos gostam de luxo, conforto e principalmente de impressionar. Na hora de escolher a bebida, o Champagne francês, saboroso e caro envolve o valor e a riqueza necessária.
Gêmeos: o complexo Pinot noir
Hora quer uma coisa, hora outra. O signo mais inteligente e astuto, que tem solução para tudo sempre. O geminiano tem a capacidade de analisar o real e o espiritual numa facilidade absurda. Por isso, a uva Pinot Noir. Controverso e rico em detalhes, para entender um Pinot de forma mais clara, precisa ser alguém naturalmente complexo.
Câncer: o aconchegante Chablis
O canceriano é o ser mais fraternal e emotivo do zodíaco. É aquele signo que te envolve em paz, fraternidade e aconchego. A uva Chablis traz exatamente isso, persistência e um lado amoroso e familiar.
Leão: o rei dos vinhos, Tokaji
Signo do teatro, da pompa, do brilho. O leonino envolve todo mundo de forma artística, é o mais confiante e generoso de todos e por isso, merece o rei dos vinhos e o vinho dos reis. Para interpretar um Tokaji, é necessário amor, e Leão é da casa do amor.
Virgem: o criterioso Bordô
Detalhista e perfeccionista, o virginiano examina tudo e precisa de tempo para analisar cada detalhe. Assim é a uva bordô, a qual é necessário sentir todas as etapas, todos os processos, é um vinho complexo de entender.
Libra: o refinado Jerez
Diplomático, educado, fino e elegante. O libriano sempre se importa mais com o outro do que com ele mesmo e por natureza tende a abaixar o próprio ego para que o outro possa brilhar, de tamanha sabedoria. A uva Jerez traduz toda essa classe e refinamento.
Escorpião: os exóticos Sul-Africanos
Intenso e carnal, o escorpiano não para em apenas um vinho, mas na definição de um país. Mergulha de cabeça, ou vai com tudo ou é melhor nem chamar o escorpião, e os vinhos sul-africanos são exatamente assim, inesperados, intensos, exóticos e carnais.
Sagitário: o brasileiríssimo espumante do sul
O signo mais otimista, leve e alegre tem a sua bebida para acompanhar. Tudo está bom, tudo tem o seu lado positivo, assim como o povo brasileiro que quer sempre festejar e comemorar, são as pessoas mais alegres do mundo. Um espumante do sul do Brasil, bem festivo, é perfeito para o sagitariano.
Capricórnio: o encorpado Barolo
Ambicioso e metódico, o capricorniano tem como prioridade sua carreira profissional e busca serenidade. Como a encorpada uva Barolo, ele nasce maduro e com o tempo vai se tornando jovial e divertido.
Aquário: o controverso White Zinfandel
Verdadeiro e justo, sem julgamentos, o aquariano vai sempre olhar mais o futuro que o presente. White Zinfandel é um vinho tão livre quanto a pessoa do signo de aquário. Deveria ser tinto, se chama branco, mas na verdade é rosé. Só um aquariano é capaz de entender.
Peixes: o mutante Riesling
Espiritualizado e altruísta, o pisciano é dono de bondade e amor sem igual. Sem malícia, se apresentar alguma maldade foi por se embolar nos próprios pensamentos. Um nível de sensibilidade espiritual muito grande pede um vinho como o Riesling, a uva camaleão, pode ser doce, seco ou até mesmo espumante, tamanha a complexidade.