Micro-ondas é sinônimo de comida rápida, mas nem todo mundo acerta usar o equipamento na hora de preparar os pratos. Para cozinhar receitas práticas e saudáveis no eletrodoméstico, é importante ajustar a potência ideal para a cocção de cada tipo de alimento.
Diversos modelos disponíveis no mercado possuem teclas pré-programadas com o nível de potência e o tempo de cozimento necessários para o preparo de determinados pratos, como arroz, carnes e legumes. Entretanto, nem todos os equipamentos têm essas funções e, nesses casos, é necessário fazer o ajuste manual da potência para obter o melhor aproveitamento do micro-ondas. Confira qual a potência ideal para preparar diferentes tipos de pratos:
Para ferver líquidos e cozinhar legumes duros, como cenoura e batata, é indicado que o consumidor ajuste o micro-ondas para a potência máxima. Ela também facilita o cozimento de refogados, aves inteiras, bolos, tortas, sopas e massas em camadas.
Leia mais:
Nozes: aproveite a época para fazer dez receitas gostosas
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Já a potência média, equivalente a 50% da potência, é ideal para cozinhar lentamente carnes duras, enquanto a potência mínima é indicada para descongelar as carnes, ou ainda, deixar cremes mais cremosos.
O cozimento lento (potência baixa), com uso de potência em torno de 30% do nível máximo do aparelho, permite a melhor distribuição do calor e deve ser usado para descongelar, amolecer ou amaciar alimentos. (Fonte: Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid)