O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Ele é utilizado para marinar a carne antes assá-la ou para acompanhá-la depois de pronta.
O chimichurri é uma espécie de vinagrete à base de ervas, com salsinha, coentro, alho, cebola, orégano, pimenta vermelha, pimenta preta, vinagre e azeite de oliva.
Um dos pratos que utilizam o chimichurri mais conhecidos é o choripán, também chamado de chori, é nada mais que um tipo de sanduíche de linguiça (chorizo).
O chimichurri também pode ser tanto utilizado em aperitivos de entrada, com legumes, em hambúrgueres... Preparamos duas receitas inusitadas utilizando o Chimichurri da Alho Negro do Sítio: uma caponata de berinjela e um escondidinho de carne seca, que ficaram simplesmente incríveis! Confira!
Caponata de beringela com chimichurri de alho negro
Ingredientes
- 2 berinjelas
- 1 abobrinha
- 2 talos de aipo (salsão)
- 1/2 pimentão vermelho ou amarelo
- 1 cebola
- 50 gramas de chimichurri
- 150 gramas de azeitona verde sem caroço
- 50 gramas de uva passa
- 25 gramas de alcaparra
- 100 gramas de nozes (ou castanhas)
- 1 dente de alho
- Azeite QB
- Sal QB
- Pimenta de reino QB
Modo de Preparo
- Pique em cubos de 1cm as berinjelas, a abobrinha, a cebola e o pimentão. Fatie finamente os talos de salsão e corte grosseiramente as nozes (ou castanhas). Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e tempere com o chimichurri, um pouco de sal, pimenta do reino e regue generosamente com o azeite. Misture bem e coloque no forno à temperatura média e espere cerca de 1h. Passe para uma tigela ou refratário e deixar esfriar. Se precisar, acerte o sal e regue com um pouco de azeite extra virgem.
Escondidinho de carne seca com chimichurri de alho negro
O Escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.
Ingredientes
- 50 gramas de chimichurri de alho negro
- 800 gramas de carne seca
- 1 alho
- 100 ml de creme de leite
- 1/2 cebola
- 200 ml de leite ou 100 ml de leite de coco
- 120 gramas de queijo coalho (ou parmesão) p/ gratinar
- 50 gramas de manteiga
- 500 gramas de mandioca
- 1 pimenta dedo de moça
- Sal à gosto
- Pimenta preta à gosto
Modo de Preparo
- Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tigelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.
Você já ouviu falar do alho negro?
O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. Lá, é muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. A ele são atribuídos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol, efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.
E não é só isso! Com seu sabor adocicado e textura macia, cada vez mais vem ganhando admiradores no mundo todo. No lugar daquela característica ardência e forte odor do alho comum, entra em cena toques frutados e de umami, tudo muito sutil e delicado. Você precisa experimentar!
Uma espécie exótica?
Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho, em um processo 100% natural.