Notícias

No forno, carne no envelope tem gostinho de churrasco

05 jan 2012 às 12:21

Quem mora em apartamento quase sempre sonha em ter um cantinho para fazer seu próprio churrasco, principalmente nos prédios mais antigos, nos quais as sacadas ainda não eram destinadas ao lazer dos moradores. Numa tentativa, quase sempre frustrada de ter ao menos uma pequena churrasqueira, a sacada e até a área de serviço acabam abrigando modelos portáteis que nem sempre são apropriados às áreas internas. Além de caras, muitas não cumprem o prometido, espalhando fumaça pelo apartamento.

Navegando pela web para descolar novidades culinárias para os leitores do Bonde, descobri uma dica inusitada no blog O Mundo é uma Assadeira: uma receita de carne assada no forno que fica com aquele gostinho especial de churrasco. A grande 'sacada' da receita é a forma de assar a costela, que passa longe dos convencionais papel alumínio ou celofane. A alternativa aqui é usar um envelope de papel pardo. Isso mesmo, um envelope, daqueles grandes usados em escritórios para arquivar documentos ou enviar correspondências.


Segundo o pessoal do blog, que testou a receita, trata-se de um meio barato, sem possibilidade de erro ou decepção, e livre da inconveniente fumaça. Confira abaixo a receita. É facil e, ao que tudo indica, muito saborosa. Nos próximos dias vou testar pessoalmente a receita. Depois repasso os resultados. Quem quiser pode testar antes e compartilhar com a gente.


A costela


Ingredientes


- 2 quilos de costela bovina - escolha um pedaço robusto, mas com pouca gordura
- 1 envelope pardo grande
- azeite de oliva (não precisa ser o extravirgem)
- Tempero a gosto (sal, tempero pronto, alho e cerveja)
- 1 assadeira grande (pode ser do tipo descartável)


Modo de Preparo


Preaqueça o forno em temperatura alta. Corte a carne em 2 pedaços e tempere com sal. Coloque o envelope sobre a assadeira e passe azeite de oliva nas duas faces (nas faces externas, apenas). O envelope deve ficar encharcado de azeite, que prenetará no interior do envelope. Arrume os pedaços de costela dentro do envelope. Feche a aba do envelope e grampeie, como se estivesse preparando uma encomenda. Coloque o envelope em uma forma e leve ao forno por 2 horas.


Desembale a costela cortando o envelope com cuidado para não se queimar com o vapor. Caso prefira a carne mais tostada, deixe no forno por mais alguns minutos.


Sirva com farofa, salada, e pão de alho caseiro.


Dicas


Vale a pena colocar a carne no tempero horas antes ou até na noite de véspera para ficar bem temperada.


O envelope deve ser bem fechado com grampos (de grampeador). Jamais use outra maneira para fechá-lo, como durex por exemplo!

No forno, o envelope infla (como saco de pipoca de micro-ondas).


Continue lendo