Gripe? Tome um chá de alho! Vermes? Alho neles! Certamente você ouviu falar de algumas receitas "milagrosas" com este famoso tempero. Mas será que ele é mesmo bom para tudo?
Bem, cientificamente nem todas as aplicações populares do alho foram comprovadas. Mas, entre as crenças estudadas nos laboratórios, foi comprovado pelos pesquisadores que a alicina - substância presente na planta - atua na morte de bactérias causadoras de infecções. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros, o vírus da gripe. Outro fato é que determinadas substâncias presentes no alho podem ser benéficas para quem sofre com varizes: o alil deixa o sangue mais fluido; a adrenosina e o trissulfeto de metil-alila evitam os coágulos que interrompem o fluxo sangüíneo e deixam as veias inchadas.
Povos antigos parecem que conheciam bem os poderes do alho. No Egito antigo, há uns 4.500 anos, durante a construção da pirâmide de Queóps, os escravos eram alimentados com alho. Acreditava-se que com isso o rendimento físico era sensivelmente aumentado e que assim também era possível conseguir uma boa imunidade contra às epidemias típicas da época, como a cólera, o tifo e a varíola. Arqueólogos encontraram nas pirâmides algumas inscrições que, ao que tudo indica, se referem aos poderes do alho. Os babilônios empregavam o alho na alimentação, no tratamento de doenças respiratórias e problemas de pele.
Leia mais:
Figo está na época: inspire-se com 11 receitas deliciosas!
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Burger King mira advogados em campanha de novo sanduíche
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
Em épocas mais recentes, o alho foi usado durante a I Guerra Mundial, especialmente pelos ingleses, para combater infecções e tratar problemas como tuberculose e complicações das vias respiratórias. Na dúvida, não custa tentar, pois o alho só faz mal se consumido em excesso.
Na cozinha
1. Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.
2. Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto.
3. Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.