Aos praticantes de atividades físicas que exigem energia de forma rápida, como musculação, corrida, ou qualquer outra atividade física de condicionamento de alta performance, podem se beneficiar da maltodextrina, um suplemento energético utilizado para potencializar os efeitos desses treinos. A matéria prima deste carboidrato deriva principalmente da batata, milho, mandioca e arroz.
Mas como a maltodextrina age no organismo? “Após ser ingerido, esse suplemento serve como combustível para o nosso corpo, fornecendo energia de maneira rápida para atividades físicas intensas, como musculação ou corrida, por exemplo. Outro benefício é melhorar a absorção de aminoácidos (proteínas) para ajudar na construção muscular”, detalha a educadora física e nutricionista Dani Borges.
A maltodextrina é absorvida de forma rápida pelo organismo, portanto, é contraindicada para quem sofre de diabetes. “Sua rápida absorção funciona como se fosse um açúcar. Portanto este suplemento não faz mal, porém é contraindicado para pessoas que sofrem de diabetes ou tenham já predisposição à resistência periférica à insulina”, afirma a nutricionista.
“Por isso, antes de iniciar qualquer suplementação, consulte um nutricionista para que ele indique qual é o melhor suplemento para você”, adverte a especialista. Iniciar suplementação sem consulta prévia de um profissional de nutrição pode provocar malefícios para a saúde ou até mesmo dificultar que você alcance o seu objetivo físico.