Gordura boa é aquela que você pode e deve colocar na alimentação, pois ajudam a regularizar as funções hormonais e a controlar os níveis glicêmicos no sangue. Seus benefícios estão diretamente ligados à melhora da saúde do coração, ajuda no funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o aprendizado.
"E, também, ajuda no emagrecimento, pois melhora a reposição de lipídeos durante o processo de perda de peso, e, além disso, por conta da sua demora na digestão, é capaz de aumentar a sensação de saciedade”, explica Dr Elifa Rodrigues, médico nutrólogo da Clínica Benessere.
Dr Alisson Melo, nutrólogo da mesma clínica, explica um pouco sobre os alimentos ricos em gorduras boas. Abacate (rico em fibra alimentar e promove ação anti-inflamatória), ovo (rico em proteínas e fundamental na manutenção da massa muscular), salmão (rico em ômega-3 e ajuda a melhorar a saúde do coração e regular a sensação de fome), sementes como chia e linhaça (fontes de fibras e ajudam na digestão e bom funcionamento do intestino), oleaginosas (como amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes ) e também em azeitonas, óleo de coco, azeite de oliva e no chocolate amargo.