Você sabe como surgiu o tradicional fish n’ chips? A história é tão controversa quanto a origem das partes que compõem o prato, as batatas fritas e o peixe empanado. De acordo com a história, a batata frita foi inventada na Bélgica, mas os franceses também reivindicam a autoria dessa iguaria culinária. Já o peixe empanado provém de países mais ao sul da Europa, inventado pelos povos judeus de regiões de Portugal e Espanha. A junção das duas comidas se tornou símbolo nacional da Inglaterra, mas não se sabe ao certo em qual parte do país o preparo teve origem.
Tradicionalmente, as batatas fritas são feitas no estilo rústico, ou seja, cortadas grosseiramente, mais espessas do que as americanas. O peixe comumente utilizado é de água salgada, normalmente arinca ou bacalhau, coberto por uma mistura de farinha de trigo, ou "farelo de pão”, e água, ou mais raramente cerveja, para assim ser frito empanado. Para temperar, água e vinagre é a escolha mais comum entre os britânicos. O molho tártaro foi acrescentado aos acompanhamentos pelos americanos. Nos pubs ingleses, o acompanhamento fica por conta de um purê de ervilhas.
De acordo com John K. Walton, especialista em história do turismo inglês, a partir da metade do século XIX o preparo se tornou fonte de alimentação rápida e barata entre a classe operária inglesa. Inicialmente, comercializado nas ruas de Londres embrulhado em papel absorvente e jornal, o peixe com fritas caiu no gosto dos britânicos, e hoje faz parte do cardápio de restaurantes de todo país. E é lógico que o preparo ganhou o mundo com sua receita tradicional e releituras.
Leia mais:
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Churros: no dia mundial, comemore com oito receitas deliciosas
Quer aprender a fazer? Confira esta receita de fish n’ chips:
INGREDIENTES
- 150 gramas de farinha de trigo
- 200 ml de cerveja clara
- Sal e pimenta branca moída a gosto
- 5 gramas de fermento em pó
- 700 gramas de robalo ou pescada
- 20 ml de suco de limão
- Pimenta do reino para temperar o peixe a gosto
- 400 gramas de batata palito ( receita para 4 pessoas)
MODO DE PREPARO
- Tempere as postas de peixe com limão, sal e pimenta do reino. Reserve.
- Misture a farinha com o fermento, sal e pimenta branca a gosto. Aos poucos, vá adicionando a cerveja e misturando até virar uma pasta mole (se ficar grossa complete com um pouco de água ou mais cerveja).
- Empane os peixes nessa massa e frite até dourar.
- Antes disso faça as batatas.
- Frite as batatas na gordura até amolecer. Escorra e congele. Quando for fritar para servir, acrescente 1 colher de maisena no óleo já quente.
- Frite e sirva com o peixe.
- Essa receita também pode ser servida com purê de ervilha:
- Pegue ervilhas frescas e refogue na manteiga, alho e sal. Acrescente 200ml de água e deixe até a água evaporar. Bata no liquidificador ou processador.