Um bom churrasco é sempre apreciado pelos brasileiros, pois não se trata apenas de “uma refeição”, mas, sim, de um evento social. No entanto, apesar de ser um prato popular, prepará-lo não é uma tarefa simples. Pensando nisso, o economista e empresário Nilson Pinto, churrasqueiro com mais de 40 anos de experiência, preparou cinco dicas para fazer um churrasco bem feito.
Planejamento
Para que ocorra tudo bem durante o churrasco, é necessário fazer um planejamento. Detalhes como quantidade de pessoas, cortes de carnes e as receitas preparadas devem ser vistos com antecedência.
Leia mais:
Chocolate acumula inflação de quase 12% com disparada do cacau
Gallo lança óleo de oliva como alternativa à alta nos preços do azeite
Figo está na época: inspire-se com 11 receitas deliciosas!
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
A qualidade da carne é essencial para um bom churrasco, por isso, a dica é apostar em marcas boas, pois entregam um padrão alto de qualidade e não há grandes chances de erros.
Quantidade de carne
A quantidade de carne depende da duração do churrasco. Para eventos menores, o ideal é comprar, em média, 500 gramas por pessoa.
Caso tenha muitos convidados, o ideal é aproximadamente 1kg de carne por pessoa, que é uma quantidade exagerada, mas assim é possível garantir que não irá faltar. O importante é achar um equilibro para que a carne não acabe.
Fogo
A churrasqueira deve ser acesa bem antes do horário planejado para começar a servir os convidados. Para saber o ponto do braseiro, basta colocar a mão próxima à grelha por cinco segundos, o fogo deve estar quente o suficiente para não ser possível permanecer com mão lá por tempo maior.
Uma dica é substituir o carvão por briquete, que é um prensado de pó de carvão que costuma durar muito mais no churrasco, além de não ser necessário repor.
Acompanhamentos
A farofa e o vinagrete costumam ser os acompanhamentos comuns de um churrasco, mas é possível fazer novas apostas. Portanto, escolha aperitivos diferentes, como os próprios legumes na grelha. Uma dica valiosa: tempere com páprica, sal e azeite.
Molhos
Os molhos também podem ser usados como acompanhamentos. Maionese verde, salsa criolla ou chimichurri combinam com carne de cocção rápida, como picanha, fraldinha, bife ancho, entre outras. Para os cortes suínos, os molhos agridoces são os favoritos.