A conceituada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu inaugurou hoje (4) sua unidade no Rio de Janeiro. A sede carioca de dois andares fica em Botafogo, na zona sul, conta com seis cozinhas profissionais e um restaurante de aplicação. Presente em países como Inglaterra, Japão e Estados Unidos, a Le Cordon Bleu Rio é a segunda unidade no Brasil. A primeira foi inaugurada em São Paulo, em maio deste ano.
A grande novidade dessa unidade foi a oferta de dez bolsas de estudos integrais a alunos de baixa renda da rede pública estadual. A ação foi uma parceria entre a escola e o governo do Rio, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
"É um somatório de forças que vai possibilitar aos jovens que vão estudar aqui uma oportunidade única. É um curso que é caro para qualquer padrão do mundo e eles terão essa experiência gratuitamente. Vão sair chefes renomados, podendo até ensinar para outras pessoas", reforçou o governador Luiz Fernando Pezão.
Leia mais:
Nozes: aproveite a época para fazer dez receitas gostosas
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Os bolsistas foram avaliados por meio de provas objetivas de português, matemática e de um teste de aptidão técnica aplicado pelo instituto. Os aprovados já foram selecionados e iniciaram as aulas no curso Diplôme Cordotec, com 12 meses de duração. Para não bolsistas, o mesmo curso custa cerca de R$ 40 mil.
Aluno
Para Phelipe Ferreira, morador da comunidade de Manguinhos, zona norte do Rio, a bolsa na escola francesa é a realização de um sonho. "Eu sempre li sobre a Le Cordon Bleu, mas nunca imaginei que ela viria para o Brasil. Estar aqui hoje é me sentir realizado porque finalmente eu estou estudando onde eu sempre sonhei", destaca o bacharel em gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para 2019, a Faetec e a Le Cordon Bleu estão preparando um novo edital que será lançado ainda este mês. A seleção escolherá mais bolsistas da escola pública que desejam realizar o curso de gastronomia no ano que vem.
*Estagiária sob supervisão de Vitor Abdala