No dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional do Milho. Em receitas doces ou salgadas, como aperitivo, acompanhamento ou prato principal, o grão pode ser consumido de várias maneiras.
A nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, ressalta que o milho, além de versátil, é muito saboroso por ser um alimento que confere o umami - quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. "Rico em glutamato, ele adiciona sabor ao prato e traz diversos benefícios para a saúde. Estudos mostram que ingredientes umami auxiliam na digestão de proteínas e interferem diretamente na aceitação alimentar de crianças e idosos”, explica.
Fonte de vitaminas, minerais essenciais e antioxidantes, o milho é um dos cereais mais amados em todo o mundo. E para saboreá-lo de maneiras diferentes, Graciela listou cinco opções para aproveitar o grão:
Leia mais:
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Burger King mira advogados em campanha de novo sanduíche
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
Produtos regionais, collabs e inteligência artificial são tendências gastronômicas para 2025
Creme
Como opção leve para uma refeição, o creme de milho é uma escolha prática. "O creme de milho pode ser um acompanhamento muito versátil. É possível dar um toque especial na preparação adicionando um crocante de parmesão. Para isso, basta espalhar o queijo ralado em uma frigideira e deixar no fogo médio até dourar. Depois, só retirar cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e deixar esfriar até enrijecer. Após colocar o creme em uma tigela, decore o prato com a escultura de queijo”, explica Graciela.
Assado
O milho assado é uma ótima alternativa vegetal para o churrasco. "Nesse caso, a dica é remover a palha que o envolve. A espiga deve ser levada à grelha sobre fogo médio, virando às vezes até dourar. Também é possível preparar em uma frigideira ou churrasqueira elétrica. Para o tempero, além da manteiga e do sal, outra opção é pincelar a espiga com uma mistura de ervas e azeite”, comenta a nutricionista.
Salada
O milho dá um sabor especial e é uma ótima opção para a dieta crudívora, que consiste somente no consumo de alimentos naturais e crus. "O grão pode ser a estrela principal de uma salada porque ele confere o gosto umami e deixa qualquer prato ainda mais saboroso. Para uma entrada simples e prática, coloque em um recipiente: milho, pepino, rabanete, mix de folhas, tomates maduros e fatias de pimenta jalapeño. Tempere com limão, azeite e uma pitada de sal”, ensina a especialista.
Suco
Outra maneira de saborear o alimento é preparar um suco de milho com água de coco. "Para fazer o suco, basta retirar a água de coco e separar a polpa, depois higienize o milho e retire os grãos das espigas. Em um liquidificador, adicione água, os grãos de milho e meio litro de leite, bata até ficar uma mistura homogênea e faça o mesmo só com o coco. Então leve a mistura de milho ao fogo baixo por 30 minutos e para finalizar, bata as duas misturas no liquidificador”, conta Graciela.
Torrado
Um grande aliado dos aperitivos, o milho torrado com mostarda e mel faz sucesso em qualquer ocasião. "Todos nós temos aqueles dias em que queremos cozinhar algo gostoso, mas que ao mesmo tempo não dê muito trabalho e que não precise de muitos ingredientes. Essa opção é ótima para para abrir o apetite ou acompanhar um drink em casa”, finaliza a nutricionista.