As festas juninas costumam ser comemoradas do dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, até o dia 29 de junho, dia de São Pedro. O formato clássico da festa que conhecemos hoje tem origem nas comemorações de santos populares de Portugal como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. No Brasil, a comemoração ganhou influências das culturas indígenas e africanas, por isso cada parte do Brasil comemora de uma forma. Existem algumas tradições que estão presentes em quase todas as festas como a tradicional quadrilha, barracas como pescaria e boca do palhaço, além das comidas típicas.
Milho, canjica, paçoca, pipoca e pinhão. São diversas opções para todo tipo de paladar. Para quem quer pular fogueira acompanhada de cerveja, o beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, listou algumas dicas de harmonização de pratos típicos com o pão líquido, confira:
- Milho
Leia mais:
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Churros: no dia mundial, comemore com oito receitas deliciosas
Acompanhado de manteiga ou puro, o milho é presença obrigatória quando o assunto é cardápio junino. Para harmonizar, o ideal é uma cerveja de trigo como a weissbier. Elaborada com cereais maltados de trigo, a weissbier é uma cerveja que não recebe filtragem durante a fabricação.
- Pamonha, canjica e paçoca
Existem diversas opções de doces nas festas juninas como paçoca, canjica, pé de moleque e doce de leite. Um estilo de cerveja ideal para ser consumido junto com eles são as cervejas porter, que também combinam muito bem com as baixas temperaturas, típicas desse período. De coloração escura, com espuma densa e cremosa, apresenta ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate até o biscoito e o toffee.
- Pipoca
Doce ou salgada, a pipoca costuma ser outra comida típica em festas juninas. Para saborear elas junto com cerveja, o ideal são as witbier, cerveja de coloração amarelo palha, turva e com boa formação de espuma. No aroma predomina notas cítricas e condimentadas, remetendo a laranja, limão e coentro.
- Lanches
Existem algumas comidas que apesar de não serem de origem brasileira, costumam fazer bastante sucesso nas festas, como é o caso do cachorro quente. Uma ótima opção de harmonização são as cervejas IPAs (Índia Pale Ale). De coloração cobre profundo e espuma cremosa e abundante, o lúpulo surge em primeiro plano tanto no aroma, trazendo notas florais e cítricas, quanto no sabor.
- Pinhão
A semente é bastante lembrada nessa época do ano, além de ser bastante democrática e estar presente em diversas receitas. A cerveja que combina com pinhão é a APA (American Pale Ale), uma cerveja de coloração acobreada e com boa formação e retenção de espuma. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte.