Mundialmente famosa pelas massas e pizzas, a culinária italiana foi eleita a melhor do mundo no ranking do guia TasteAtlas, divulgado na terça-feira (12).
A gastronomia do "Belpaese" foi selecionadac com base em votação popular internacional de ingredientes, pratos e bebidas mais bem avaliados de cada país.
No início , a Itália empatou com o Japão na classificação média, no entanto, assumiu o topo do ranking devido a pontuação elevada do prato mais bem avaliado - a pizza.
Leia mais:
Figo está na época: inspire-se com 11 receitas deliciosas!
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Burger King mira advogados em campanha de novo sanduíche
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
Entre os 10 alimentos mais elogiados estão a pizza napolitana, o Parmigiano Reggiano, a muçarela de búfala, a burrata, o tagliatelle e o presunto parma.
A terceira cozinha mais bem avaliada é a grega, seguida da portuguesa, chinesa e indonésia. Na sequência, vêm a gastronomia mexicana, francesa, espanhola e peruana. A brasileira ocupa o 12º lugar.
Na categoria "melhores pratos do mundo", a picanha brasileira está no topo, com 4,75 de 5 estrelas em avaliações de usuários, à frente do roti canai, pão folhado da Malásia, phat kaphrao, carne da Tailândia, e da pizza napolitana, da Itália.
Outras comidas brasileiras ainda aparecem na lista, como o vatapá (16º), o escondidinho (58º) e o tutu de feijão (93º). Já entre as italianas estão o pappardelli al cinghiale (11º), a focaccia di recco com formaggio (31º), o pesto genovese (35º), pasta carbonara (59º), entre outros.
A partir de 1.378 queijos catalogados e 36.551 avaliações de usuários registradas, o Parmigiano Reggiano foi novamente declarado o melhor queijo do mundo este ano.
Além desses rankings, o site oficial publicou listas das melhores localidades gastronômicas, melhores regiões gastronômicas, pratos e produtos alimentícios por categoria, bem como listas dos restaurantes e livros de receitas mais lendários.