Há uma semana a Nestlé anunciou que a partir deste mês o tradicional Leite Moça passa a ser comercializado em nova embalagem. Depois de 10 anos, a empresa substituiu a latinha curvilínea por uma modelo mais fino, com sistema Abre Fácil na tampa.
A novidade é um verdadeiro alívio para quem usa o produto com frequência e depende do velho abridor de latas. Isso sem contar que a abertura da lata é quase sempre sinônimo de 'sujeira' e desperdício, já que o produto praticamente 'pula' para fora assim que a embalagem é furada!
Mas, a inovação também motivou uma dúvida aqui na redação do Gastronomia e também entre alguns internautas: será que a lata com sistema Abre Fácil também pode ser colocada na panela de pressão? Os amantes de um bom doce de leite sabem, poucas marcas oferecem o sabor incomparável do leite condensado enlatado e cozido em altas temperaturas.
Para descobrir, entramos em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) Nestlé. A resposta chegou depois de alguns dias e não poderia ser melhor: a nova latinha pode sim ser submetida à fervura na panela de pressão. De acordo com a empresa, a nova lata é tão segura quanto a tradicional e passou por testes (em laboratório e cozinha experimental) antes de chegar ao consumidor. A Nestlé assegura que o sistema Abre Fácil é resistente e que não há perigo da lata abrir durante o processo de cozimento do leite condensado.
Para cozinhar o leite condensado na nova latinha, a Nestlé recomenda que sejam tomados os mesmos cuidados dispensados à fervura das latas convencionais, ou seja, cozinhar uma embalagem de cada vez, e nunca, em hipótese alguma, abrir a lata enquanto o conteúdo ainda estiver quente.
Nova caixinha
Além da nova lata, a Nestlé também está testando a aceitação dos consumidores para uma nova embalagem acartonada, a famosa caixinha. Com formato slim e arredondado, a caixinha ficou mais prática e funcional, e também tem sistema Abre Fácil. Como não tem aqueles cantinhos, dá para aproveitar o conteúdo até a última colherada.
Por enquanto, a nova caixinha está à venda apenas nas cidades de Curitiba e Londrina, no Paraná, nas redes Condor, Super Muffato e Cidade Canção. A expectativa do fabricante é disponibilizar a nova embalagem para outros estados ainda em 2014. No entanto, ainda não há previsão de saída da tradicional caixinha do mercado brasileiro, segundo informações do SAC Nestlé.