Receber as pessoas queridas em casa é sempre um prazer. Saiba como cuidar de todos os detalhes para o encontro se tornar ainda mais especial
Uma mistura de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço) – o brunch é uma das maneiras mais charmosas e informais que existe para receber quem se gosta em casa. Na varanda, no quintal, na sala ou até mesmo na cozinha, esse tipo de encontro pode ser informal ou sofisticado. Tudo depende da sua intenção com o evento! Confira os detalhes para organizar uma deliciosa recepção com praticidade e bom gosto.
O horário
Leia mais:
Cão Véio terá inauguração em Londrina com Henrique Fogaça e Badauí
Nozes: aproveite a época para fazer dez receitas gostosas
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
O ideal é que a refeição seja oferecida na parte da manhã, por volta de 11 horas. Ela pode se estender até o final da tarde.
Convidados à vontade
De preferência, faça o evento ao ar livre. Se não for possível, escolha um local bem iluminado e arejado. Se o número de convidados for pequeno e todos conseguirem se acomodar à mesa, deixe os lugares montados.
Caso contrário, use a mesa para colocar os alimentos que serão servidos. Em um aparador ou numa mesa de apoio, coloque pratos, talheres, copos, xícaras ou canecas. Assim, os convidados se servem e buscam um local confortável para se sentar e confraternizar com os outros.
Delicadeza ao servir
Os detalhes da decoração fazem toda a diferença no brunch. Cubra a mesa com uma toalha branca e capriche nas cores das louças e flores. Escolha pratos de tons suaves e variados, como amarelo, rosa, verde, azul. As xícaras e os pires podem ser brancos. Se por um acaso você não tiver um jogo de louças em número suficiente para todos os convidados, vale misturar dois jogos, desde que as cores combinem. Louças floridas e delicadas, por exemplo, criam harmonia com tons suaves e pastéis.
Ouse, também, nos guardanapos e talheres. Como o evento é servido pela manhã, os coloridos ou com detalhes em madeira ou rattan são bem-vindos.
Para completar o clima de festa, enfeite a mesa com vasos de flores naturais. Porém, escolha aquelas que não exalam perfume muito forte. Lisianto, orquídeas e hortênsias são ótimas opções.
Cardápio caprichado
Como se trata de uma mistura de café da manhã e almoço, sirva pratos variados, leves e saborosos:
- Pães: pão de queijo quentinho não pode faltar. Croissant, minifrancês integral e opções com ervas, gergelim e parmesão vão bem.
- Frios: peito de peru, presunto, salame, copa e lombo defumado são ótimas opções. Sirva fatias bem finas e enfeite com azeitonas, uva tipo itália ou frutas secas, como damasco.
- Queijos: ofereça diversas alternativas, com sabores suaves ou marcantes: requeijão, queijo branco, prato, ementhal, provolone e estepe.
- Salada: monte uma linda travessa com folhas verdes variadas, minitomates, minicenouras, ovos de codorna cozidos e minimussarela de búfala.
- Outros petiscos: petit fours, bolos, torradas, cereais, margarina, patês e geleias.
- Frutas frescas: escolha de preferência as de época e fáceis de consumir. Deixe-as, já picadas, em taças de vidro grandes e charmosas. Morango, melão, melancia, kiwi, manga e carambola são ótimas opções e dão um colorido especial à mesa.
- Pratos quentes: as tortas salgadas e quiches são escolhas práticas e deliciosas: você pode comprá-las prontas e apenas aquecê-las no momento de servir. Os sabores queijo, frango com catupiry, palmito e peito de peru agradam a todos os convidados.
- Bebidas: sucos naturais, iogurte, água, leite, café e chás não podem faltar.
- Doces: os caseiros, tipo doce de leite e abóbora com coco, combinam com o clima da recepção. Torta-mousse de chocolate ou limão, quindim e sorvetes também vão bem. (Fonte: Sadia)