Quando pensamos em uma alimentação balanceada, visando à boa saúde, os nutrientes indispensáveis são carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais (zinco, cobre, ferro, cálcio, potássio, magnésio), vitamina lipossolúveis (A, D, E e K) e vitaminas hidrossolúveis (complexo B e C). Não é necessário ser mestre em nutrição ou agronomia para reconhecer um produto realmente de qualidade. Entretanto, é imprescindível estar atento a detalhes.
Uma verdura em condição adequada para o consumo, por exemplo, deve estar com a coloração bem verde, sem folhas secas, rachaduras, manchas e sem furos. A ausência de insetos e odor puro também fazem parte das características a observar na hora da feira ou do supermercado.
Alimentos passados ou estragados devem ser evitados, especialmente pelo fato de poder conter bactérias, fungos e vírus. Esses organismos produzem toxinas capazes de provocar infecção ou intoxicação alimentar, segundo informa Valter Casarin, agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV).
Leia mais:
Figo está na época: inspire-se com 11 receitas deliciosas!
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Burger King mira advogados em campanha de novo sanduíche
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
Fator que favorece a perda principalmente de vitaminas é a temperatura. As baixas reduzem a proliferação dos microrganismos que deterioram os alimentos e mantém o valor nutricional. Um fruto ou outro item que contenha a parte superficial deteriorada, como mofo, deve ser descartado.
Aliás, a cor e o odor de um alimento afetam o estímulo das pessoas. Esses dois pontos influenciam na escolha e no consumo do alimento. A cor é associada a outras características como sabor e nível de doçura. Uma planta bem nutrida irá permitir que os frutos tenham cor e odor característicos, ou seja, apresentem aparência saudável.
Frutas e verduras colhidas na hora tendem a ter mais vitaminas e nutrientes do que as aquelas que passam tempo nas prateleiras. A degradação já ocorre durante o transporte dessas plantas. Assim, quanto mais rápido é o consumo, após o processo de colheita, maior é a qualidade nutricional deste alimento.
Dicas para escolher um alimento de boa qualidade
- Dê preferência as frutas, legumes e verduras da estação, que tendem a ser mais frescos e mais nutritivas
- Verificar muito bem a cor e ao odor
- Evite os produtos amassados, com rachaduras, machas ou furos e bolores
- Evite comprar frutas e legumes descascados. Esses produtos são mais suscetíveis à contaminação
- Quando comprar frutas em caixas, verifique o estado de conservação daqueles que estão por baixo