O brasileiro está acostumado a fazer churrasco com contrafilé e picanha, mas existem outras opções de cortes bovinos saborosos, desconhecidos e mais em conta, para não deixar de assar uma variedade de carnes no fim de semana em casa.
O churrasqueiro José Almiro, apresentador do canal Churrasqueadas no YouTube, revela quais são estes cortes e dá dicas práticas de como fazer na grelha:
Bananinha no Alho
Este corte é retirado entre as costelas, próximo ao contrafilé. Possui um teor de gordura que dá o sabor especial. É muito rápido de fazer na churrasqueira e uma boa opção de entrada.
Capa de File Moido
Este corte está localizado em cima do contrafilé. Com esta peça moída, a dica é preparar um hambúrguer. Coloque pimenta do reino. Junte creme de cebola em pó (70g para cada kg de carne) e misture bem até formar uma massa consistente e homogênea. Pegue uma quantidade e forme um disco na mão tirando o excesso de ar e modelando. O resultado é um hambúrguer suculento.
Fraldinha
Este é um dos cortes que o José Almiro mais gosta de churrasquear, principalmente a fraldinha angus, um boi europeu. A dica para assar é colocar a gordura para o lado de baixo e a carne descansando por cima da gordura. Após selar a gordura, vire a carne para assar por igual a peça. Depois de assada, salpique levemente sal (fino ou de parrilla) e sirva-se.
Miolo de Acém Foto Churrasqueadas
Este corte também é conhecido como denver steak, que sai do dianteiro. José Almiro destaca que este tipo de corte vem sendo a sensação do momento no churrasco por conta da melhora da genética do gado nelore e a popularização do angus. A sugestão de preparo bem prática é pegar a peça e, em uma cumbuca, dar um banho de cerveja. Deixe marinando com uma boa pitada de sal por 10 a 15 minutos para dar maciez. Salpique sal (grosso ou fino numa quantidade menor).
Miolo da Paleta Foto Churrasqueadas
Todo mundo acha que é carne de segunda, mas apesar de ser um corte do dianteiro, José Almiro reforça que é uma opção macia e saborosa para fazer na churrasqueira. Basta apenas cortar um bife com espessura de 3cm aproximadamente. José Almiro ressalta que é importante observar que esta carne tem como característica um nervo que percorre toda a peça. Cortando em duas partes entre o nervo, se tem o chamado flat iron.