Muita gente não gosta de fazer grandes compras no supermercado ou nas feiras para evitar que alimentos estraguem. Mas já há soluções que permitem uma organização mais eficiente contra desperdícios, desde sistemas que retardam a decomposição da comida até o uso da conectividade como ferramenta de controle de prazos de validade. É o que a Samsung apresenta a seguir em uma lista de cinco vantagens oferecidas por seus refrigeradores:
1 - Temperatura ideal e menos ruído na geladeira
Uma geladeira comum costuma fazer aqueles estalos de "liga e desliga” e outros ruídos que são gerados pelo compressor. Ou seja, enquanto o consumidor acha que a geladeira está pronta para decolar voo, principalmente durante à noite quando a casa está em silêncio, o refrigerador está trabalhando intensamente para atingir a temperatura menor do que a selecionada e, enquanto desliga automaticamente, a temperatura sobe e ultrapassa o limite demarcado contribuindo para uma decomposição mais rápida dos alimentos.
Leia mais:
Figo está na época: inspire-se com 11 receitas deliciosas!
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Burger King mira advogados em campanha de novo sanduíche
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
2 - Tecnologia que traz mais umidade e permite que alimentos durem o dobro de tempo
Escolha refrigeradores que oferece resfriamento independente na geladeira e no freezer, protegendo o sabor dos alimentos e mantendo a sua umidade. Essa gestão da umidade garante níveis ideais para os alimentos, permitindo que durem o dobro do tempo³ em relação a equipamentos convencionais. Assim, sua comida continua mais fresca por muito mais tempo, evitando desperdício e as idas constantes ao supermercado e feiras.
3 - Saídas de ar em posições estratégicas na geladeira
Dê preferência a modelos que traz saídas de ar estrategicamente posicionadas em todas as prateleiras e, graças a esse sistema, não é preciso mais pensar onde cada alimento precisa ficar para receber mais ou menos intensidade de frio no refrigerador. O resultado são variações de temperatura muito menores, independentemente da posição do alimento, em cima ou em baixo, na frente ou atrás.
4 - Usar a capacidade do freezer como geladeira para ganhar mais espaço
E que tal transformar o seu freezer em espaço extra de refrigerador? alguns refrigeradores duplex - com freezer em cima – trazem uma solução prática para quem precisa transformar o equipamento de acordo com necessidades de curto prazo. Se é preciso guardar mais alimentos frescos na área de geladeira, é possível usar a capacidade do freezer como geladeira e ganhar mais espaço. São modos de uso diferentes para escolher, alterando a ação do freezer e da geladeira, para economizar energia ou garantir mais espaço.
5 – Conectividade
Quando falamos de conectividade, estamos acostumados a pensar em smartphones, televisores e outros produtos tecnológicos. A conectividade em uma geladeira é novidade para muitos, mas ela já é uma realidade no Brasil. Alguns refrigeradores já possuem Wi-Fi e, é possível controlar direto no smartphone, por exemplo, o consumo de energia e ainda criar uma lista de gestão dos prazos de validade dos alimentos. Você pode criar alertas para também evitar desperdícios e programar melhor suas receitas.