Durante o inverno, as temperaturas baixas chegam com desafios para a alimentação, já que é comum o aumento do apetite e a vontade por pratos mais calóricos e quentes. Tal preferência se deve, em parte, ao fato de o metabolismo acelerar no frio, como estratégia do organismo para manter a temperatura corporal.
Porém. Jussiara Corsini, nutricionista da Tasty Salad Shop, frisa a importância de manter a qualidade da alimentação no decorrer da estação mais fria do ano, já que a baixa no consumo de alimentos mais saudáveis pode ter um efeito direto na imunidade e, por consequência, na saúde em geral.
Leia mais:
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Churros: no dia mundial, comemore com oito receitas deliciosas
“É comum observarmos que durante o inverno há uma inclinação em direção a alimentos mais calóricos, muitas vezes negligenciando o seu valor nutricional. Contudo, é fundamental estarmos conscientes dos danos que uma alimentação desequilibrada pode causar, especialmente durante esse período de maior atividade metabólica”, salienta.
A nutricionista separou 5 dicas para ajudar a manter as refeições mais equilibradas no frio. Confira:
Sopas e caldos
Para não deixar legumes e verduras geralmente consumidos em saladas totalmente de lado, abuse no preparo de sopas e caldos. Uma boa opção são sopas com abóbora, batata-salsa e legumes mais “pesados”, como brócolis, cenoura e pimentão, que ajudam a manter a saciedade.
Consuma proteínas grelhadas
Além de fornecerem nutrientes essenciais, as proteínas desempenham um papel fundamental na sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome. Vale ressaltar que o método de preparo grelhado contribui para a redução de gorduras, tornando a escolha mais saudável e benéfica.
Atenção extra à hidratação
Procure manter sempre uma garrafa de água por perto para atingir os 2L mínimos de ingestão diária. Opte também pelo consumo de chás, que hidratam e esquentam o corpo, e sucos naturais de frutas cítricas, que auxiliam na ingestão de vitamina C, essencial para prevenir resfriados.
Troque alimentos comuns por versões integrais
Para aumentar a ingestão de fibras e prolongar a saciedade em dias frios, escolha o consumo de arroz, macarrão e outros alimentos na versão integral.
Aposte em termogênicos
Alguns ingredientes, chamados de termogênicos, ajudam a elevar a temperatura corporal. São: gengibre, cacau, pimenta e chá verde. Aposte em preparos que contenham esses itens.