A mandioquinha-salsa, também conhecida por batata-baroa, batata-salsa ou cenoura amarela é uma hortaliça rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu alto teor de carboidratos. Devido a fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes. É uma raiz tuberosa originária dos países andinos (Equador-Peru), introduzida no Brasil no início dos século XX, provavelmente a partir da Colômbia. Pertence à família Apiácea, como a cenoura, a salsa, o coentro, o anis, o salsão ou aipo e o funcho.
Como comprar
A mandioquinha-salsa é produzida durante todo o ano, entretanto a safra se concentra no período mais frio, quando os preços são mais acessíveis. É mais acessível e barata entre os meses de julho e setembro.
Leia mais:
Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde
Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!
Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono
Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama
na hora de comprar, prefira as raízes frescas, recém colhidas, que devem apresentar cor amarelo-intensa. Algumas variedades produzem raízes brancas (mais durar de cozinhar), porém estas não são comuns no mercado brasileiro. Evite comprar raízes cortadas, com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras, que podem apodrecer mais rapidamente. O tamanho das raízes não é muito importante, mas deve-se evitar aquelas com tamanho superior a 25cm, que podem ser fibrosas por terem sido colhidas de plantas velhas.
Como conservar
As raízes se deterioram muito rapidamente, chegando a apodrecer em 24 horas em temperatura ambiente. Raízes frescas se conservam por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico.
A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.
Como consumir
Tradicionalmente consumida como sopa, papinha para alimentação de bebês e ensopados, a mandioquinha-salsa é muito saborosa quando utilizada na elaboração de pães, canjas, nhoque, suflês, biscoitos, bolos ou em saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de chip ou palha.
As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos. Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após tirá-las do congelador. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
Dicas
Experimente fazer purê de mandioquinha; faça como o purê de batata, somente substitua a batata por mandioquinha. A mandioquinha é um alimento recomendado para atletas e profissionais com alto gasto energético. Pessoas em regime de emagrecimento devem consumi-la com moderação, pois possui muita caloria.
Receita de Nhoque de Mandioquinha-salsa
Ingredientes:
- 1/2 kg de mandioquinha-salsa
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo inteiro e 1 gema
- 1 colher (sopa) de margarina a temperatura ambiente
- sal à gosto
Modo de fazer:
Descasque e cozinhe as raízes, de preferência no vapor. Amasse-as bem como para a preparação de purê. Adicione o ovo, a gema, farinha de trigo, o sal e a margarina e amasse bem. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha, de modo a poder enrolar a massa. Enrole a massa em tiras de aproximadamente 1 cm de diametro, cortando-a depois em pedaços de 2 a 3 cm de comprimento. Mergulhe os nhoques em água fervente com um pouco de óleo. Retire-os com uma escumadeira quando boiarem na água; neste ponto estarão cozidos. Deixe escorrer bem e coloque-os em uma vasilha refratária.
Cubra com molho de tomate ou molho com carne moída à gosto, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
Rendimento: 4 porções
Tempo total de preparo e cozimento: 60 minutos
Sugestão: pode ser servido com molho branco
Sopa Creme
Ingredientes:
. 1 kg de mandioquinha-salsa
. 4 colheres (sopa) de cebola picada
. 1 colher (sopa) de salsinha (ou coentro) picada
. 4 colheres (sopa) de óleo ou 100g de bacon picado
. 1/2 xícara de queijo ralado
. sal, pimenta, cominho e colorau
Modo de fazer:
Descasque e cozinhe as mandioquinhas-salsas em bastante água com sal.
Bata as raízes no liquidificar com a água de cozimento suficiente pra obter consistência de creme.
Refogue a cebola, a salsinha (ou coentro) em óleo ou bacon e tempere com sal, pimenta, colorau e cominho.
Acrescente o creme de mandioquinha-salsa, deixe levantar fervura.
Sirva com queijo ralado.
Rendimento: 8 porções
Tempo total de preparo e cozimento: 25 minutos
Sugestão: pode-se complementar com carne moída
Bombocado de Mandioquinha
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 6 ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- 1/2 kg de mandioquinha crua, ralada no ralo fino.
Modo de fazer:
Misture bem todos os ingredientes.
Unte forminhas de empada e polvilhe levemente com açúcar.
Leve ao forno por 40 minutos
Deixe esfriar bem antes de desenformar.
Rendimento: 30 unidades
Tempo total de preparo e cozimento: 60 minutos
Sugestão: o leite de coco pode ser substituído por leite de vaca com 1/2 xícara de chá de coco ralado fresco ou hidratado.
Fonte: Embrapa Hortaliças