As ameixas certamente fazem parte de uma dieta saudável. Super-poderosas, elas possuem várias propriedades como fibras, cálcio, carboidratos, magnésio, sódio, ferro, potássio e vitaminas, que só fazem bem ao organismo humano, principalmente para os malhadores de plantão. Outra vantagem desta fruta é seu baixo teor calórico.
Ela é encontrada na cor roxa escura, vermelha e amarela (que seca fica preta), principalmente nos meses de janeiro e fevereiro. Além de seu uso culinário, na preparação de conserva, geléia e doces, ela também possui propriedades medicinais. Por ser rica em fibras (especialmente pectina), carboidratos, magnésio, sódio e potássio, ela tem efeitos laxativos, sendo muito recomendada contra a prisão de ventre obstinada.
Outro importante uso medicinal apontada por médicos é contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite. A ameixa fresca é indicada para pessoas que sofrem de hemorróidas e a hipocondria.
Leia mais:
Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde
Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!
Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono
Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama
As ameixas também possuem ação diurética sendo recomendada contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias. É, ainda, "desobstruente" do fígado, "depurativa" do sangue e "desintoxicante" do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino. Ela também é indicada no tratamento das afecções das vias respiratórias como anginas e catarros.
Propriedades
A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias.
Conheça cinco pontos favoráveis da ameixa
1. Rica em fibras
As ameixas figuram na lista das frutas mais ricas em fibras, fator que reduz a absorção de colesterol no sangue. A fibra encontrada na casca é insolúvel e ajuda na prevenção de algumas doenças, entre elas, o câncer de colorretal, já o tipo de fibra da polpa é solúvel e auxilia na diminuição do nível de colesterol. As fibras ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre. Em média, cada 100 g contém 2,5 g de fibras.
2. Não engordam
Até a ameixa seca é pouco calórica, a cada cinco unidades de ameixas seca ocorre a ingestão de 100 calorias. A vantagem é que como elas possuem muitas fibras você se sente saciada mais rápido.
3. Previne doenças
Por conter alta dose de vitamina C, as ameixas são excelentes para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente às infecções. Ela atua também como antioxidante, prevenindo certos tipos de câncer e doenças do coração. Por ser rica em potássio, propicia a redução da pressão sangüínea e melhora a saúde dos ossos. Já o fósforo é indicado para casos de fraqueza geral e as vitaminas do Complexo B evitam males da pele e reumatismo.
4. Deixa pele e cabelos bonitos
A vitamina C das ameixas protegem a pele da ação dos raios ultravioleta e preservam o colágeno, deixando a pela mais firme. Este tipo de vitmina também fortalecem as unhas e cabelos.
5. Dá força
Os carboidratos encontrados nas ameixas, principalmente, nas pretas, são excelentes para os músculos e repositores de energia. Por isto são considerados ótimos para os malhadores de plantão.