No mês de abril várias frutas e hortaliças podem ser encontradas em abundância nas feiras e supermercados. Nesta semana, a equipe do Bonde pesquisou sobre a acerola, uma da frutas com maior concentração de vitamina C.
Também conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul. No Brasil se desenvolve bem em regiões de clima quente, produzindo de setembro a abril.
A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C - em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.
Como este é o último mês de produção dessa versátil e saborosa frutinha, levantamos algumas receitas com o produto. Por ser extremamente delicada (ela apodrece rapidamente após ser colhida), é quase impossível encontrar a fruta in natura, a não ser quando se tem acesso à aceroleira. E quando se encontra, os preços não são dos mais atraentes.
Mesmo assim, é possível preparar deliciosas receitas usando a poupa da fruta, que é vendida na forma congelada nos grandes supermercados.
Atualmente a região nordeste do Brasil é a maior produto de acerolas do país. A agroindústria utiliza a fruta para a produção de sucos, polpa congelada e outros produtos alimentícios.