Não há meio termo: tem gente que ama uva passa e tem aqueles que não chegam nem perto das frutinhas. A discórdia é tanta que ganhou até postagens nas redes sociais para defender ou repudiar a uva passa. Gostos à parte, o fato é que o ingrediente é muito saudável e bastante versátil, podendo ser usado tanto em pratos doces quanto salgados.
Conhecida como Kishmish na Índia, a uva passa é um fruto desidratado com concentração de inúmeros nutrientes, como vitaminas do complexo A e B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, zinco, e o resveratrol, um importante polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória. Todos esses componentes fazem dessa frutinha controversa uma fonte de benefícios para a saúde, ainda que muita gente prefira buscar outras alternativas.
Usada de forma sutil nas receitas, a uva passa não oferece riscos às dietas, já que 100 gramas contêm em média 299 calorias.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Se você odeia as famigeradas uvas desidratadas e não suporta comidas agridoces pode respirar aliviado: essa matéria não pretende convencê-lo a gostar delas. Pelo contrário, a ideia do especial desse fim de semana é atender a todos os paladares e ajudar quem já está pensando no cardápio para as festas. Por isso montamos uma seleção democrática com cinco receitas que levam uvas passas e outras cinco livres da frutinha.
No final, o que importa mesmo é a liberdade gastronômica. Então quem odeia a frutinha tem todo o direito de 'ciscar' os pratos e jogar todas fora, assim como quem curte a iguaria pode 'socar' quanta uva passa quiser, em todas as receitas que desejar!
Para quem ama!
Para quem odeia!