2013

Raça Guzerá retorna à ExpoLondrina após cinco anos

05 abr 2013 às 18:46

Depois de uma ausência de cinco anos, a raça bovina Guzerá retorna à ExpoLondrina com 65 animais. Neste sábado (06/04), a Associação Brasileira dos Criadores de Guzerá (ACGB) promove, a partir das 8 horas na Pista Central do Parque Governador Ney Braga, um julgamento da raça. Serão avaliados animais de criadores do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O presidente da ACGB, Antonio Pitangui Salvo, lembra que a raça Guzerá teve uma forte presença na região nas décadas de 1960/1970. "Mas, com o grande emprego em cruzamentos, a raça quase foi dizimada", comenta.


Salvo observa que o Guzerá voltou a crescer na região por causa de sua fácil adaptação ao clima local. "Por ser uma raça zebuína, o Guzerá se desenvolve muito bem nesta faixa de transição entre o clima tropical e temperado", observa. Salvo diz que a ACGB está negociando com os criadores da região a reabertura do núcleo de criadores da raça em Londrina.

Salvo diz que os criadores voltaram a se interessar pela raça por causa da sua dupla aptidão, ou seja, é apto para produção de carne e de leite. "No cruzamento industrial com raças europeias produtoras de carne, o resultado é excelente. O mesmo acontece com raças europeias leiteiras", comenta. Outra vantagem do guzerá, segundo Salvo, é a sua rusticidade. "Isso garante uma boa renda para o pecuarista com custos reduzidos", afirma.


Continue lendo