2013

Apicultor explica morte por ataque de abelhas em Londrina

07 abr 2013 às 18:09

A morte de um homem atacado por abelhas no dia 16 de janeiro deste ano servirá de base para uma oficina nesta segunda-feira (8) na Expo Londrina 2013. A palestra "Como agir com um enxame de abelha no meio urbano" é organizada pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).


Trabalhando com os insetos há mais de 40 anos, Dirceu Maciel Andrade explica que eles só atacam quando são provocados. A morte do homem após receber pelo menos 3 mil picadas servirá para traçar o panorama do assunto.



O apicultor adiantou que vai mostrar passo a passo o que provocou a morte dele. Entre os procedimentos, Maciel disse que em nenhum momento deve-se tomar providências contra as abelhas, sob o risco de ataque.


"Evitar mexer com abelhas. Ela não ataca se não for perturbada. Se for provocada ninguém domina mais, vira um terror".


A recomendação do apicultor é deixar o inseto quieto. Caso seja necessário alguma medida, a orientação é chamar sempre um especialista.


Com tantos anos de experiência, Maciel falou que já presenciou diversas tragédias e garante. "Não tem morte acidental por ataque de abelhas. Elas só agem quando provocadas".


Ainda dentro da oficina, o apicultor irá abordar como agir em caso de encontro eventual com um enxame passando de um lado para o outro. A dica é manter a calma e ter cautela.


"Pode acontecer de o enxame estar passando no momento em que você está com o carro em movimento e com os vidros abertos. Saia do carro e fique parado. Elas estão desorientadas e logo vão voltar ao movimento normal. Com qualquer tipo de movimento brusco, elas podem ficar agitadas e atacar".


Para participar da oficina, as inscrições gratuitas podem ser feitas nas Unidades Municipais da Emater da Região de Londrina ou pelo fone (43) 3341-1411, das 8h às 12h (tratar com Rafaella). Também por email: erlondrina@emater.pr.gov.br, informando o nome completo, ocupação/profissão, qual(is) oficina(s) quer participar e número de telefone para contato.

O curso acontece na sala da Via Rural, às 15h, com uma hora de duração.


Continue lendo