O ministro da Agricultura e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou da abertura da ExpoLondrina na tarde desta quinta-feira (5) no Parque Governador Ney Braga.
Antes da solenidade, ele concedeu entrevista coletiva e destacou a importância do evento para agricultura paranaense.
"A exposição é onde tudo acontece, onde são expostas as riquezas e experiências dos produtos. Toda capacidade do Estado e do Município está concentrada e mostra sua potencialidade. O Governo Federal não poderia deixar de estar aqui. Eu estou aqui, hoje, como gostaria de estar a ministra Gleise (Casa Civil) e a presidente Dilma", afirmou.
Leia mais:
Ele ainda destacou a participação da agricultura paranaense no Brasil. "O Paraná é reconhecidamente um dos maiores produtores do Brasil. Se nós queremos agricultura forte, nós precisamos ter toda atenção para agricultura paranaense", ressaltou.
Filho lembrou que o Governo Federal enviou recurso para auxiliar a safra do milho, prejudicada pela seca. "O benefício chegou rápido. Fiscalizamos muito de perto a pedido da Dilma", recordou. "Mas, passou. Temos que olhar para frente", disse o ministro destacando as discussões envolvendo o trigo e o seguro agrícola, com intuito de aumentar a tranqüilidade do produtor no campo.
Sobre o abastecimento, ele afirmou que é necessário que a questão da água passe por uma mudança de cultura. "Nós só lembramos da água quando não chove e eu não conheço agricultura sem água", comentou.
Filho também adiantou que quer fazer o anúncio do plano de Política Agrícola no Paraná, devido a importância do Estado, mas não informou a data do pronunciamento.