Este ano, a raça de cavalo Crioulo volta em número ainda mais expressivo à ExpoLondrina. Segundo o presidente do Núcleo Norte Paranaense, Elizandro Pellin, serão cerca de 200 animais, que participarão da 2ª Exposição Morfológica, das provas de Laço Comprido e Paleteada, e do leilão da raça. No ano passado, quando o Crioulo voltou a participar da exposição após 15 anos ausente, foram cerca de 120 animais.
"A raça está em franca expansão. Está havendo maior procura pelos animais", comenta Pellin. A raça tem forte presença no Rio Grande do Sul. É considerada rústica e com bons resultados na lida no campo.
As atividades do cavalo crioulo ocorrerão de 13 a 15 de abril. Pellin lembra que a raça terá este ano, a exemplo do ano passado, casa própria dentro do Parque Ney Braga para receber os interessados em conhecê-la melhor e também como ponto de encontro dos criadores.
Leia mais:
A participação do Crioulo começa com o evento Concentração de Machos , nesta sexta-feira, as partir das 17 horas, na Pista Roberto Requião. O evento reúne os potros com mais de dois anos com registro provisório para análise, por um técnico, das características e medidas do padrão da raça para registro definitivo.