Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Perdas na colheita

Cambé tem o menor índice de desperdício de soja

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa Via Emater
10 abr 2012 às 18:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A unidade de grãos, situada na Via Rural do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) é uma das atrações da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina 2012. O projeto, que tem parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), realiza pesquisas voltadas ao trabalho no campo, abordando temas como a produção e a tecnologia.

Segundo o técnico do Emater, Reinaldo Neri, na unidade que está presente na Fazendinha, os produtores rurais aprendem como não desperdiçar grãos. "Trabalhamos juntamente com o Iapar, que é responsável pelo trabalho de manejo de solo, e com a Embrapa, que abrange a tecnologia de produção de soja e grãos", explicou Neri.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse trabalho foi iniciado na safra de 1.991 junto com a Embrapa e hoje Cambé é a cidade com o menor índice de desperdício de soja. A cada 15 safras, a cidade perde menos que meio saco do produto", conta Alcides Bodnar, engenheiro agrônomo do Emater de Cambé.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepara!

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

Imagem de destaque
53ª edição

ExpoLondrina começa com anúncio de investimentos

Imagem de destaque
Encontro nesta sexta

Prefeitos debatem agricultura na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bovinos de corte e equinos

ExpoLondrina tem 4 leilões de animais neste fim de semana


Segundo o engenheiro, o Brasil perde duas sacas por hectares e a cidade do norte do Paraná, perde apenas uma saca por hectare. "Esse ano o Emater iniciou em todo o Paraná alguns levantamentos para verificar se essa perda continua pequena, mas o resultado vai sair apenas no final do ano", acrescentou Bodnar.

De acordo com Bodnar, a diminuição do desperdício de soja pode afetar o bolso do consumidor, pois ele ficará no prejuízo se o produto for de baixa qualidade. "É importante que o agricultor produza com custos mais baixos, mas gerando um produto de boa qualidade, afirma ele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo