Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Contratado até dezembro

Saiba quem é o português Vitor Pereira, o novo técnico do Corinthians

Folhapress
23 fev 2022 às 16:21

Compartilhar notícia

- Reprodução/ Instagram
Publicidade
Publicidade

Três semanas após a demissão de Sylvinho, o Corinthians acertou a contratação de um novo treinador. O clube chegou a um acordo com o português Vítor Pereira, de 53 anos, que estava livre no mercado desde sua saída do Fenerbahçe, da Turquia, em dezembro.


O técnico assinará um compromisso com validade até dezembro de 2022.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esta decisão demorou mais do que a gente esperava, mas o resultado é exatamente o que a gente queria. Agora, a gente dá as boas-vindas a um cara que foi campeão por onde passou", disse o presidente Duilio Monteiro Alves, ao anunciar em vídeo a contratação do novo comandante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nos EUA

Saiba como será pré-temporada encurtada do Flamengo

Imagem de destaque
Preparação

Barriga cheia na pré-temporada é arma do Corinthians para voar em 2025

Imagem de destaque
Entenda

Palmeiras encanta Premier League e vira 'grife de joias caras' nas vendas

Imagem de destaque
Da CBF

Londrina EC participa de reunião de clubes formadores em São Paulo


Pereira foi um dos primeiros nomes cogitados pela diretoria, mas não sinalizou positivamente após as conversas iniciais. Apontando questões familiares, demonstrou que preferia permanecer na Europa.

Publicidade


O Corinthians, então, passou a trabalhar com diferentes nomes e ficou perto de acerto com outro português, Luís Castro, 60. No entanto, as exigências do treinador aumentaram, e Duilio encerrou a negociação, recomendando que assinasse com o Botafogo, também interessado.


O presidente retomou as tratativas com Vítor Pereira, melhorou a proposta e teve uma resposta positiva. O treinador foi apresentado aos dirigentes por um velho conhecido, o iraniano Kia Joorabchian, que participou da gestão do clube nos tempos de MSI e agora trabalha como agente.

Publicidade


Volante de carreira modesta, construída em pequenos times de Portugal, Pereira teve algumas de suas primeiras experiências na base do Porto. Cresceu no clube, assumiu a equipe principal e com ela conquistou duas edições do Campeonato Português, em 2011/12 e 2012/13.


Depois disso, dirigiu o saudita Al Ahli, o grego Olympiacos, o turco Fenerbahçe, o alemão 1860 München e o chinês Shanghai SIPG antes de retornar ao Fenerbahçe. Demitido em dezembro, chegou a fazer uma entrevista para assumir o inglês Everton, mas não foi escolhido.

Publicidade


O português, que foi auxiliar de André Villas-Boas no Porto, é considerado um treinador capaz de montar sistemas defensivos fortes. Foi com equipes consistentes que venceu duelos importantes com o Benfica de Jorge Jesus rumo ao bicampeonato nacional.


Apesar dos resultados, ele nunca conseguiu o prestígio do antecessor e ouviu críticas pelo que era apontado como dificuldade de comunicação. "Carisma não ganha títulos", respondeu Pereira, que também tem no currículo um Campeonato Grego (2014/15) e um Campeonato Chinês (2018).


Com a contratação do português, o Corinthians se torna o sétimo clube da Série A do Campeonato Brasileiro a contar com um comandante estrangeiro em 2022. Seus compatriotas Abel Ferreira e Paulo Sousa treinam Palmeiras e Flamengo, respectivamente. Há também dois argentinos, "Turco" Mohamed (Atlético-MG) e Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), além do paraguaio Gustavo Morínigo e do uruguaio Alexander "Cacique" Medina (Internacional).

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade