Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
No Rio de Janeiro

Paraná conta com 215 representantes nos Jogos Escolares Brasileiros

Redação Bonde com AEN-PR
29 out 2021 às 10:38

Compartilhar notícia

Eduardo dos Santos Sobrinho quando foi Campeão Paranaense - Acervo do atleta
Publicidade
Publicidade

A Delegação do Paraná, com 215 atletas, de 12 a 14 anos, e outros 40 técnicos e auxiliares acompanhantes dos estudantes, representam o estado nos Jebs (Jogos Escolares Brasileiros), que tiveram início nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro. As competições se encerram na próxima semana.


A abertura oficial do evento ocorrerá nesta sexta-feira (30), na Arena 1, no Parque Olímpico (Barra da Tijuca).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A competição é promovida pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) e o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, responsável por custear todos os gastos da etapa nacional (transporte, hospedagem e alimentação).

Leia mais:

Imagem de destaque
Eliminatórias

Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela

Imagem de destaque
Com 30 gols

Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu

Imagem de destaque
Será que volta?

Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras

Imagem de destaque
Polêmica

Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo


Ao todo, a delegação conta com 284 pessoas divididas em 17 modalidades desta edição dos Jebs: atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Publicidade


Na contagem regressiva está Eduardo dos Santos Sobrinho, 13. Natural de Ponta Grossa, o estudante do Colégio Integração representará o Estado no Karatê – Kata. Ele treina desde os três anos. Apesar do nervosismo da viagem, declarou às vésperas da competição.


“Estou na contagem regressiva nos Jebs e darei o meu melhor para representar o nosso Estado”, disse.

Publicidade


Desposto escolar: Desde 2019, a delegação do Estado não participa de um evento da etapa nacional. Por isso, a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon Moreira, explica que o governo estadual realizou os Jeps, em agosto, visando a participação nos Jebs.


“Este ano os Jogos aconteceram de maneira simplificada, mas conseguimos apresentar todas as modalidades e hoje estamos aqui no Rio de Janeiro com a delegação completa”, disse.

Publicidade


Para o presidente da FDE-PR (Federação do Desporto Escolar do Paraná), Clésio Prado, essa união de esforços entre as entidades possibilitou que os alunos que participaram da fase municipal disputassem as etapas regionais e nacionais. “Unimos esforços para que todo o sistema esportivo escolar tenha calendário, estrutura e se fortaleça”, explicou.


Um ponto importante quanto à participação do Paraná nos Jebs refere-se ao histórico. O Estado já foi campeão duas vezes e seus atletas costumam conquistar bons resultados em modalidades individuais.

Publicidade


“Somos fortes no ciclismo e na ginástica rítmica. Agora que o evento terá também a artística, não temos dúvidas de que o Paraná conquistará muitas medalhas”, afirmou Moreira.


Serviço: A estimativa é que essa edição dos Jebs reúna cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos na capital fluminense. As disputas das 17 modalidades servirão como seletiva em 10 delas para os Jogos Sul-Americanos Escolares. A programação pode ser conferida no https://jebs.com.br/programacao/.


O Paraná estreou nesta quinta-feira com a equipe de ginástica rítmica. Já a abertura oficial ocorrerá apenas no sábado, quando todos os atletas das modalidades estarão presentes.

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade