Wanderley “Holyfield” Pereira, 22, pugilista peso-médio, levou o Brasil à final do Mundial de Boxe, em Tashkent (Uzbequistão). O lutador baiano garantiu a classificação nesta sexta-feira (12) ao derrotar de virada o anfitrião Alokhon Abdullaev na semifinal da categoria até 75 quilos. Neste mesmo dia, o carioca Wanderson "Suga" de Oliveira conquistou bronze nos 71 kg, ao perder para o uzbeque Saidjamshid Jafarov.
“Holyfield” Pereira volta ao ringue às 10h (horário de Brasília) de domingo (14) para ir em busca da medalha de ouro contra o cubano Yoenli Martinez. Haverá transmissão ao vivo no site do Canal Olímpíco do Brasil. O atual campeão dos Jogos Sul-Americanos almeja a segunda medalha de ouro do Brasil em Mundiais: a primeira foi conquistada pelo médio-ligeiro Everton Lopes, nos 64 kg, na edição de 2011, em Baku (Azerbaijão).
Pereira chegou a terceira vitória consecutiva no Mundial, em que estreia nos 75kg - a categoria não está no programa da Olimpíada. Na semifinal, o brasileiro teve dificuldades no início da luta, esboçou reação, mas acabou perdendo o primeiro round por 3 a 2. No entanto, Holyfield retomou o controle na segunda parcial e foi com tudo para o último round, selando a vitória por 4 a 1.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
A caminhada de Holyfield no Mundial começou com vitória por nocaute técnico diante de Fahad Al-Khoori (Emirados Árabes Unidos). Nas oitavas, triunfou por5 a 0 contra o cazaque cazaque Nurkanat Raiys e, nas quartas, bateu o australiano Callum Peters 4 a 3.
Excelente caminhada do Shuga! Duas vezes batendo na trave, além dos Jogos de Tóquio! Bronze com gostinho de dever cumprido!
— Conf. Bras. de Boxe (@cbboxe) May 12, 2023
🇧🇷🥊 https://t.co/mbeRIDlwWm
Bronze de Wanderson “Shuga” de Oliveira
Já o médio-ligeiro de 26 anos conquistou o bronze, primeira medalha dele em Mundiais, após quase ter conseguido medalha nas edições de 2019 e 2021. Mesmo em um embate parelho na semifinal dos 71 kg, Shuga foi superado pelo uzbeque Saidjamshid Jafarov por 4 a 1. No boxe, os atletas que se classificam às semis garantem o bronze de antemão, independente do resultado da luta.
Para avançar à semi, ele derrotou três adversários: estreou com vitória dividida (4 a 3) sobre Nuradin Rustambek Uulu (Quirguistão); fez o mesmo o placar diante do bielorrusso Aliaksandr Radzionau nas oitavas; e avançou às quartas de final depois de ganhar de 5 a 0 do georgiano Eskerkhan Madiev.
Ciclo olímpico para Paris 2024
A pontuação no mundial, tradicionalmente, era decisiva na corrida por uma vaga olímpica. Entretanto, a IBA (Associação Internacional de Boxe), organizadora da competição, está suspensa pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), o que a impede de definir os critérios de classificação para os jogos de Paris 2024.
Conforme a CBboxe, a classificação para Paris 2024 deve ocorrer neste ano nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), de 20 de outubro a 5 de novembro.