Um dia depois de se classificar no sufoco para a fase final da Liga Mundial, superando a Polônia nos critérios de desempate na disputa pelo terceiro lugar do Grupo A graças à vitória por 3 sets a 1 sobre a Itália, a seleção brasileira masculina de vôlei viajou nesta segunda-feira de Milão para Modena, onde ficará treinando antes do início da etapa decisiva do torneio, que acontecerá na semana que vem, em Florença.
Os jogadores do Brasil exaltaram a recuperação da equipe durante a competição, após começarem o torneio com duas derrotas em casa para a Itália e vencerem as duas últimas partidas na casa dos italianos. "Os dois últimos jogos aqui na Itália foram muito importantes. Em primeiro lugar, porque garantiram a nossa classificação e também porque nos provou que todo o treinamento e esforço valeram a pena. A equipe evoluiu muito desde o início do campeonato e chegamos agora com outro nível de jogo", avaliou o ponteiro Lucarelli.
Ele ainda falou sobre a permanência da seleção brasileira na Itália, com foco agora na preparação para a fase final, quando buscará seu 10º título da Liga Mundial. "É mais prático continuar aqui. Ficamos mais tempo longe de casa, mas ainda mais concentrados para essa próxima fase. Vamos treinar e estudar os adversários e fazer o máximo para voltarmos com mais um campeonato para o Brasil", afirmou Lucarelli.
A disputa da fase final acontecerá de 16 a 20 de julho, em Florença. Brasil, Irã e Itália são os times garantidos na disputa, assim como Rússia e Estados Unidos, ambos classificados pelo Grupo B. A sexta e última participante será definida em confronto entre Austrália, Bélgica, França e Holanda, no fim de semana, em Sydney.