O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, é o mais novo tetracampeão da Fórmula 1. Após uma corrida tranquila, o piloto alemão assumiu a liderança antes da metade do GP da Índia, venceu prova e garantiu mais um caneco sem dificuldades e ameaças. Nico Rosberg, da Mercedes, e Romain Grosjean, da Lotus, fecharam o pódio em Nova Déli.
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez uma surpreendente corrida e ficou com o quarto lugar. Sergio Perez, da McLaren, e Lewis Hamilton, da Mercedes, fecharam a lista dos seis primeiros colocados.
Na luta pelo título, Fernando Alonso, da Ferrari, teve problemas na largada após toque em Mark Webber e passou a corrida inteira fora da zona de pontuação e terminou em 11º lugar, seu pior resultado no ano. Mark Webber, da Red Bull, com problemas no carro abandonou a corrida na 40ª volta.
Vettel tornou-se o tetracampeão mais jovem da Fórmula 1 aos 26 anos.
A CORRIDA
A corrida começou à todo vapor. Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Nico Rosberg largaram bem e assumiram as três primeiras posições. Com problemas, Mark Webber ficou para trás durante a largada e foi tocado por Fernando Alonso, que teve de ir aos boxes para trocar o bico de sua Ferrari. O brasileiro Felipe Massa conseguiu uma linda dupla ultrapassagem sobre os carros da Mercedes e assumiu a segunda posição.
Com ritmo surpreendente, Massa pulou para a primeira posição após Vettel parar nos boxes. Até as 10 primeiras voltas praticamente todos os pilotos realizaram paradas nos boxes e a troca de posições foi constante. Vettel e Alonso, que pararam no começo, foram gradativamente ganhando posições importantes.
Logo, Vettel se consolidou na terceira posição e aos poucos foi tirando a vantagem que tinha sobre Sergio Perez, em segundo. O alemão imprimiu forte ritmo e fez várias voltas rápidas durante este período. Alonso também ganhou posições, mas em ritmo menor.
Na 21ª volta, Vettel passou Perez e assumiu o segundo lugar fazendo com que a Red Bull tivesse seus dois carros nas primeiras posições. Na 29ª volta assimiu a liderança com a parada de Webber. Entretanto, Vettel retornou aos boxes para sua segunda parada.
Sem muitas mudanças na frente, a corrida ficou interessante para os pilotos do pelotão do meio. Massa e Rosberg travaram grande batalha na disputa pela sexta posição. Webber logo retornou para realizar troca de pneus e Vettel voltou à liderança. Por orientação de sua equipe, o alemão deu uma segurada em seu ritmo para preservar seus novos pneus para as últimas voltas.
As duas primeiras posições pareciam consolidadas até a 40ª volta. Webber teve que abandonar a prova com problemas no alternador, mas não culpou sua equipe pelo incidente. Única ameaça ao tetracampeonato de Vettel, Alonso sofreu na briga para pontuar e realizou três paradas, uma corrida para esquecer.
Com Webber fora da corrida Kimi Haikkonen, da Lotus, assumiu a segunda posição da corrida, mas a briga pela segunda e terceira posições aconteceu até o fim. Rosberg, aos poucos, se consolidou na segunda posição. Grosjean, que largou em 17º, conseguiu um surpreendente pódio na Índia. Para Vettel, restou apenas administrar o resultado conquistado e vencer mais uma corrida com a volta mais rápida do GP e o quarto título mundial da carreira.