Outras modalidades

Vettel é pole e bate recorde na Fórmula 1

26 nov 2011 às 15:33

Sebastian Vettel quebrou mais um recorde na Fórmula 1. Ao conseguir a pole position do GP do Brasil, neste sábado, no circuito de Interlagos, em São Paulo, o alemão da Red Bull se tornou o piloto que mais vezes ficou em primeiro lugar do grid numa mesma temporada, chegando a 15 largadas e superando a marca histórica do inglês Nigel Mansell, que tinha feito 14 no campeonato de 1992.

Das 19 etapas da atual temporada, Vettel só não conseguiu a pole position em quatro delas - três foram para seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, e a outra ficou com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Assim, o alemão vai largar em primeiro lugar na corrida deste domingo, a partir das 14 horas, em Interlagos, quando será disputada a última prova do campeonato.


Bicampeão mais jovem da história da Fórmula 1 - tem apenas 24 anos -, após conquistar o título antecipado desta temporada, Vettel confirmou neste sábado a sua enorme superioridade em 2011. Sem a esperada chuva, que não chegou a Interlagos durante a disputa do treino de classificação, ele dominou completamente a sessão e cravou sua melhor volta em 1min11s918.


A segunda posição no grid ficou com Webber, comprovando a força da Red Bull, equipe que, além de comemorar o bicampeonato de Vettel, já garantiu o título do Mundial de Construtores. Depois, vieram os dois carros da McLaren, com o inglês Jenson Button em terceiro lugar e o seu companheiro Hamilton em quarto. Enquanto isso, o espanhol Fernando Alonso colocou a Ferrari na quinta colocação.


Dois brasileiros conseguiram entrar na terceira e última parte do treino de classificação. Felipe Massa não teve o mesmo desempenho do seu companheiro na Ferrari, Alonso, e terminou apenas na sétima colocação. E Bruno Senna conseguiu um grande resultado com a Renault, ao ficar com o nono lugar no grid - o outro piloto da equipe, o russo Vitaly Petrov, vai largar somente em 15º.


O também brasileiro Rubens Barrichello não conseguiu entrar na terceira e última parte do treino deste sábado, mas comemorou o 12º lugar no grid - como comparação, o seu companheiro na equipe Williams, o venezuelano Pastor Maldonado, terminou apenas na 18ª posição. Assim, o veterano piloto de 39 anos projeta um bom resultado no GP do Brasil, que pode ser a sua despedida da Fórmula 1.


O GP do Brasil acontece neste domingo, com largada prevista para as 14 horas e previsão de chuva durante a prova. Como os títulos de pilotos e construtores já estão definidos, a grande atração da última etapa da temporada é a disputa pelo vice-campeonato. Button está em vantagem, por ocupar o segundo lugar com 255 pontos. Alonso vem logo atrás com 245, enquanto Webber tem 233.


Confira o grid de largada do GP do Brasil:


1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)


2) Mark Webber (AUS/Red Bull)


3) Jenson Button (ING/McLaren)


4) Lewis Hamilton (ING/McLaren)


5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)


6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)


7) Felipe Massa (BRA/Ferrari)


8) Adrian Sutil (ALE/Force India)


9) Bruno Senna (BRA/Renault)


10) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)


11) Paul di Resta (ESC/Force India)


12) Rubens Barrichello (BRA/Williams)


13) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)


14) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)


15) Vitaly Petrov (RUS/Renault)


16) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)


17) Sergio Perez (MEX/Sauber)


18) Pastor Maldonado (VEN/Williams)


19) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)


20) Jarno Trulli (ITA/Lotus)


21) Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)


22) Daniel Ricciardo (AUS/Hispania)


23) Jerome d''Ambrosio (BEL/Virgin)

24) Timo Glock (ALE/Virgin)


Continue lendo