Enquanto Fernando Alonso esbanja confiança na busca pelo título, o líder do campeonato Sebastian Vettel adota a cautela nesta reta final da temporada da Fórmula 1. Nem mesmo os 13 pontos de vantagem sobre o espanhol animam o piloto da Red Bull.
O alemão está preocupado com as falhas apresentadas pelos carros da equipe no GP da Índia, no domingo passado. Seu carro soltou faíscas no assoalho, sem nenhuma causa aparente, nas voltas finais da prova. Já Mark Webber, seu companheiro de equipe, sofreu com problemas no KERS (sistema de recuperação de energia) durante quase toda a corrida.
"Se você avaliar a corrida na Índia, foi muito boa. Mas tivemos aquelas faíscas no final. Não é difícil fazer um exercício de imaginação. Se algo deste tipo acontece, revela como somos vulneráveis, independente da posição que ocupamos no campeonato", afirma o atual bicampeão da F1, preocupado.
Mesmo com os sustos do fim de semana passado, Vettel conta com uma motivação extra neste domingo. Uma provável combinação de resultados poderá garantir o título do Mundial de Construtores à Red Bull. "Será uma grande conquista para nós. Não tinha pensado nisso até Mark me contar sobre essa possibilidade no voo de volta. Estávamos no mesmo voo e ele disse que seria péssimo para o Mundial de Construtores se aquele avião caísse", diz o alemão, em tom de brincadeira.
Webber deverá ter função determinante para o sucesso de Vettel nas próximas etapas. Com remotas chances de título, o australiano já recebeu orientação da Red Bull para ajudar o companheiro de equipe.
"Mark é um grande competidor e um grande piloto da equipe. Estou convencido de que ele quer ver o time alcançar seus melhores resultados", comenta o chefe Christian Horner. "Tenho certeza de que, se for pedido, ele fará tudo para ajudar a equipe. Ele é um cara esperto".