Um projeto de Lei de autoria do vereador Gustavo Richa (PHS) quer alterar o nome do Autódromo Internacional de Londrina, que atualmente homenageia o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, morto em 1º de maio de 1994.
Pelo projeto, o espaço passaria a se chamar Autódromo Internacional Carlos Alberto Colli Monteiro, em homenagem a Beto Monteiro, ex-piloto e idealizador do local, que morreu em 8 de janeiro aos 58 anos.
Na justificativa do projeto, Richa cita artigo da Lei Orgânica do Município que proíbe nomes em duplicidade em ruas e espaços públicos da cidade. Além do autódromo, Senna dá nome a uma avenida que corta a Gleba Palhano até a PR-445.
O vereador também aponta o mérito da homenagem a Monteiro. "Apaixonado por esportes de motor e vela desde os 20 anos de idade, fez parte da equipe "Dragões Verdes (Transparaná) e também da Stock Car. Correu de kart, categoria em que foi campeão brasileiro. Foi aí que idealizou a construção do Autódromo de Londrina, acompanhou e fiscalizou todos os seus passos. Mais do que uma homenagem, a alteração do nome do Autódromo para reverenciar o seu idealizador é uma questão de Justiça".
A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Londrina emitiu parecer contrário ao projeto, que será analisado na sessão desta terça-feira (1º).