Unopar / Fel / Sercomtel e Esporte Clube Pinheiros contam as horas para iniciarem a decisão da Liga Nacional de Handebol Masculino. Nesta quinta-feira (26), às 21h, as equipes se enfrentam em Londrina, com o time da casa apostando tudo em uma vitória para viajar a São Paulo na próxima semana com mais tranqüilidade. Já o Pinheiros, que sofreu apenas uma derrota em 16 jogos disputados na competição, espera surpreender o adversário fora de casa para já colocar uma mão na taça. A partida terá entrada gratuita.
O Ginásio Moringão será o palco do confronto entre os dois últimos vencedores da Liga. Atuais campeões e chegando à final pelo sexto ano consecutivo (ganhou também em 2005, ainda com o nome Unifil / Londrina / Sercomtel), os paranaenses contarão com o apoio da torcida para tentar sair na frente na decisão. "Não tivemos tempo para grandes ajustes, mas o time mostrou boa evolução nas semifinais e, por isso, estamos motivados e confiantes em realizar um bom jogo", destaca o técnico Giancarlos Ramirez.
Para a partida, Ramirez não poderá contar com o armador-central Léo, que sofreu uma artroscopia no joelho após se contundir nas semifinais, contra a USCS / São Caetano. Em seu lugar entra Claudinho. "Será um jogo de muita aplicação. Precisamos ter disciplina tática, tanto ofensiva, quanto defensivamente", analisa o treinador da Unopar, ao ressaltar ainda a preocupação com o trio de armadores do Pinheiros. "Devemos ter muito cuidado com o Diógenes, o Bruno e o Zeba, que estão em grande fase."
Pelos lados do time paulista, preocupação com o adversário e também com a torcida, que deverá lotar o Moringão. "Teremos de jogar muito forte fisicamente, defendendo bem e contra-atacando com velocidade. Além de impor nosso ritmo de jogo, precisamos vencer a pressão psicológica que virá das arquibancadas.", prevê o técnico Sérgio Hortelan.
A exemplo da Unopar, o Pinheiros, campeão da Liga em 2007, atuará desfalcado. Guilherme e Thiagus seguem em recuperação de cirurgias e só voltam à equipe em 2010. "Encontraremos muitas dificuldades, mas esperamos realizar um grande jogo para conquistar um resultado que nos dê tranqüilidade para a partida de volta", conclui Hortelan.
A segunda partida da final da Liga Nacional de Handebol está marcada para quinta-feira (03/12), às 21h, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, também com transmissão ao vivo da ESPN internacional.