A UniFil apoiará a Associação Londrinense de Ginástica Artística (Alga) na formação de atletas e participação em competições, recuperando a modalidade que estava praticamente acabando em Londrina. Além de sediar toda a estrutura de aprendizado e treinamento no ginásio de esportes do Campus Clube (antigo Canadá Country Clube), o curso de Educação Física da universidade passa a oferecer suporte para a prática do esporte.
O reitor Eleazar Ferreira assinou um convênio de cooperação entre a UniFil e a Alga. "É uma parceria técnica e científica para fortalecer a ginástica artística. Estamos oferecendo a estrutura física e nossos professores e alunos atuarão com os atletas, buscando talentos e preparando-os adequadamente para o melhor desempenho e rendimento. A UniFil e o Colégio Londrinense são instituições que sempre incentivaram e investiram no esporte de Londrina. Essa é mais uma contribuição", afirmou o reitor.
A presidente da Alga e coordenadora do curso de Educação Física da UniFil, professora Rosana Sohaila Teixeira Moreira, destaca que o Campus Clube dispõe de condições apropriadas para a capacitação de ginastas. "Os equipamentos da Alga já estão no ginásio de esportes. A UniFil vai disponibilizar toda estrutura necessária para reerguer a modalidade", salientou.
Atualmente são 60 atletas em aprendizagem e treinamento, com crianças de 3 a 12 anos de idade na ginástica artística e acima de 13 anos na ginástica acrobática. "Com a parceria temos espaço físico e capacidade técnica para atender mais que o dobro desse número", comentou a professora.