O francês Jo-Wilfried Tsonga precisou suar muito, neste domingo (30), para conquistar o título do Torneio de Viena, na Áustria. De virada, o tenista europeu derrotou o argentino Juan Martín del Potro por 2 sets a 1 - com parciais de 7/5 (5/7), 6/3 e 6/4, em 2 horas e 28 minutos. Este é o segundo título de Tsonga em 2011 - o outro foi em Metz, na França - e o sétimo na carreira.
Na briga por pontos para disputar o ATP Finals - torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada -, em Londres, no final de novembro, os 250 pontos conquistados em Viena farão Tsonga ganhar uma posição no ranking de 2011. Na lista atualizada a ser divulgada nesta segunda-feira, o francês assumirá a sétima colocação, ultrapassando o norte-americano Mardy Fish.
Cabeça de chave número 1 na Áustria, Tsonga teve trabalho no primeiro set, ganho por Del Potro no tie break. Nas parciais seguintes, o francês dominou e mostrou força ao conseguir 25 aces durante toda a partida, contra apenas 7 do argentino, que já tem nove títulos na carreira - incluindo o US Open de 2009.
RÚSSIA - No Torneio de St. Petersburg, o croata Marin Cilic conquistou o seu primeiro título na temporada - o sexto em toda a carreira profissional - ao bater o sérvio Janko Tipsarevic por 2 sets a 1 - com parciais de 6/3, 3/6 e 6/2, em 2 horas e 17 minutos de jogo.
Cabeça de chave número 4 na competição russa, Cilic manteve a supremacia sobre Tipsarevic no circuito profissional. Após o sétimo duelo entre eles, o croata venceu pela sexta vez. E encerrou um incômodo jejum de títulos nesta temporada - havia perdido três finais em 2011: Pequim (China), Umag (Croácia) e Marselha (França).