A Toro Rosso anunciou nesta segunda-feira que vai apresentar o seu carro para o campeonato de 2017 da Fórmula 1 em 26 de fevereiro, um dia antes do primeiro período de testes coletivos da pré-temporada, em Barcelona. E será exatamente o circuito espanhol o palco do evento.
O STR 12 vai ser o carro utilizado pela Toro Rosso em sua 12ª temporada na Fórmula 1. E a grande novidade do bólido será a presença do motor Renault, nova fornecedora de propulsores da equipe, que manteve a sua dupla de piloto para 2017, formada pelo espanhol Carlos Sainz Jr. e pelo russo Daniil Kvyat.
Em 2016, quando utilizava os motores cedidos pela Ferrari, a Toro Rosso fechou o Mundial de Construtores em sétimo lugar, mesmo posto alcançado nas temporadas anteriores. O time começou o campeonato com Sainz e o holandês Max Verstappen, que posteriormente foi "trocado" com a Red Bull por Kvyat.
Com o anúncio da apresentação do carro da Toro Rosso para 26 de fevereiro, apenas Red Bull, Williams e Haas não o fizeram. A Renault vai lançar seu carro no dia 21, a Force India no dia 22, a Mercedes no dia 23 e Ferrari e McLaren no dia 24.
Os testes coletivos em Barcelona serão realizados entre 27 de fevereiro e 2 de março e depois de 7 a 10 de março. A temporada 2017 da Fórmula 1 está agendada para começar em 26 de março, quando será realizado o GP da Austrália.