Rousimar Palhares, o 'Toquinho', manteve o cinturão dos meio-médios do WSOF ao finalizar Jake Shields no último sábado (1), nos Estados Unidos. Entretanto, o lutador foi duramente criticado por segurar demais a kimura aplicada no americano e, nesta terça-feira (4), o brasileiro perdeu o título e foi suspenso por tempo indefinido pela organização asiática.
"Ver ao vivo é uma coisa, e na TV é outra. Após a luta, vi as reclamações da equipe de Shields e fui para casa rever a luta com calma. O árbitro o mandou soltar cinco ou seis vezes, e os olhos de Shields estavam muito irritados, por conta das dedadas aplicadas por Toquinho. Me reuni com a minha equipe e decidi tirar o cinturão de Toquinho imediatamente, e suspender o atleta indefinidamente", afirmou o presidente Ray Sefo, ao podcast 'The MMA Hour'.
"Já fui lutador, lutei muitas vezes e sei como essas coisas acontecem. Temos que acabar com esse comportamento de uma vez por todas. Não fui apenas eu que vi que ele cometeu um ato ilegal. Meu time viu, e milhares de pessoas viram. Hoje ele não é mais o campeão e está suspenso. Não falamos em demissão, mas existe uma chance de que a Comissão Atlética de Nevada o suspenda por alguns anos. Se isso acontecer, ele não lutará mais no WSOF", complementou.
Rousimar Toquinho foi expulso do UFC após vencer Mike Pierce, no UFC Barueri. Na ocasião, o mineiro foi acusado de manter a chave de tornozelo no americano mesmo após o árbitro encerrar o combate.
Confira o vídeo da finalização: