Após meses de investigação e a divulgação de um relatório afirmando que o New England Patriots e seu quarterback Tom Brady estavam, de fato, envolvidos no "escândalo das bolas murchas" na final da Conferência Americana as punições não demoraram a chegar. O atleta foi punido com quatro jogos de suspensão, enquanto o time perdeu duas escolhas no draft.
Na decisão da AFC, O Patriots recebeu e venceu o Indianapolis Colts por 45 a 7. Em um clima chuvoso e frio, o principal jogador da equipe teria esquematizado com os responsáveis pelo material do New England para retirar um pouco da pressão da bola. Assim, ela ficaria mais fácil de agarrar. A diferença foi notada no intervalo e o relatório final sobre o caso foi divulgado na última semana.
Assim, Brady irá perder os quatro primeiros jogos da temporada regular da NFL, enquanto seu time terá de ceder as escolhas de primeira rodada do Draft de 2016, e de quarta rodada em 2017. Além disso, a equipe de Boston foi multada em US$ 1 milhão (mais de R$ 3 milhões).
"O Quarterback Tom Brady será suspenso sem receber seus vencimentos nos primeiros quatro jogos da temporada regular de 2015 por conduta que violou a integridade da NFL. Brady poderá participar de todas as atividades de pré-temporada do time, incluindo jogos", publicou a NFL em nota oficial.