O técnico Mike Rice foi demitido pelo Rutgers Scarlet Knights, que disputa a liga universitária dos Estados Unidos, a NCAA, após a divulgação de um vídeo em que ele aparece insultando, agredindo e tratando os jogadores da equipe com expressões homofóbicas, nesta quarta-feira.
O vídeo ganhou repercussão nacional, a ponto de o governador de Nova Jersey, Chris Christie, pedir a demissão do treinador, que já estava há três temporadas na equipe. Rice já havia sido punido internamente por conta de seu comportamento, no ano passado. Ele teve de pagar uma multa de cerca de R$ 152 mil e participar de aulas para controle de raiva.
Após a demissão, a universidade divulgou um comunicado afirmando que a "linguagem abusiva do treinador Rice e suas ações profundamente ofensivas violam os valores centrais da universidade". Em coletiva, o técnico se desculpou por seu comportamento e não procurou justificativas pelo ocorrido.
- Eu deixei muitas pessoas para baixo. Meus jogadores, minha administração, a Universidade de Rutgers, os fãs. Minha família, que está sentada reunida em casa por conta do fato de que seu pai é um embaraço para eles - disse Rice.