O Mundial de Judô no Rio de Janeiro, a partir do dia 26 de agosto, terá os tatames com as cores da bandeira do Brasil. Tradicionalmente, a área central é amarela e a de escape é vermelha - como nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 - ou o azul. No ginásio do Maracanãzinho, a área de combate permanece na cor mais usual, porém será ladeada por tatames verdes. As áreas externas terão a cor azul. Esta será a primeira vez no país que as cores da bandeira serão representadas nos locais de luta.
- O dojô será uma grande bandeira do Brasil. Isso ajuda a reforçar a importância do país-sede, além de ser uma motivação a mais para os atletas da casa - disse o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira.
O Mundial contará com 124 países e 783 atletas inscritos. O Brasil vai para a disputa com a equipe completa, com 18 judocas, cinco deles líderes do ranking mundial.
Além desta novidade, a CBJ já iniciou a campanha de divulgação do evento nas ruas da cidade. Na terça-feira, a entidade inaugurou no saguão de embarque do Aeroporto Santos Dumont o relógio de contagem regressiva para o evento. E, desde o dia 2 de agosto, a campanha publicitária chegou aos ônibus, estações do metrô e academias. São mais de 170 veículos da frota com os "busdoor" circulando pelas diversas regiões da cidade.
Quanto ao metrô, os painéis estão espalhados pelas estações Uruguaiana, Maracanã, Botafogo, Siqueira Campos e Carioca. Mais de setenta academias contarão com cerca de mil inserções semanais até o começo do evento.
- Tanto a logomarca do evento quanto as peças publicitárias têm como objetivo marcar a cidade-sede através de seus símbolos como o Pão de Açúcar e o calçadão de Copacabana. Tenho certeza que a povo do Rio vai se identificar com o Mundial e lotar o Maracanãzinho - afirmou Teixeira.
Por fim, na semana que antecede o Mundial, bancas de jornal e pontos de ônibus serão alguns dos locais que receberão peças publicitárias divulgando o evento.