Uma das estrelas da categoria, mas com dois segundos lugares como melhores resultados na temporada, o paulista Thiago Camilo (RCM/Ipiranga) enfim conquistou neste domingo a sua primeira vitória na Stock Car em 2012. E ela veio de forma categórica, no regresso do tradicional circuito gaúcho de Tarumã ao calendário depois de uma ausência de três anos. Quinto no grid, Camilo se posicionou bem na largada, ganhou posições na primeira curva e ainda foi beneficiado pela má sorte do pole Allam Khodair, que ditava o ritmo com uma distância confortável sobre os demais, mas precisou entrar nos boxes pouco depois da metade da corrida para trocar o pneu traseiro direito furado. Átila Abreu (AMG) e Daniel Serra (Red Bull) completaram o pódio.
Camilo comemorou a 11ª vitória na Stock Car. "Foi uma corrida de sobrevivência. A preocupação com os pneus começou na quinta-feira, quando demos uma volta a pé pela pista e vimos que o asfalto parecia uma lixa. Acho que aconteceu o mesmo com as outras equipes e desde os treinos começamos a trabalhar no acerto pensando nessa questão. O ritmo inicial foi muito lento, mas era o que o carro proporcionava. A verdade é que o Allam estava mais rápido e no final o Átila começou a encostar. Depois ele comentou que eu estava administrando, mas disse a ele que o carro dele é que deveria estar piorando", explicou. Agora com 113 pontos, ele assumiu o 4º lugar no campeonato e entrou de vez na briga pelo título.
Se não foi um fato isolado - alguns pilotos também enfrentaram problemas com o desgaste acentuado dos pneus traseiros, particularmente o direito, num asfalto antigo e abrasivo -, o drama de Khodair apenas reforçou a preocupação das equipes com a possibilidade de um pit stop indesejado. Mas os pilotos que chegaram ao pódio e nas posições mais próximas souberam administrar a prova e evitar a parada que poderia custar pontos importantes na briga pelo título.
Entre os destaques de uma etapa sem a esperada presença do safety car, apenas quatro carros não conseguiram completar a prova. Os dois da Medley/Full Time ficaram pelo caminho e o primeiro a encostar nos boxes foi o de Xandinho Negrão, com a suspensão traseira direita danificada em choque que envolveu também Lico Kaesemodel. Felipe Maluhy, no entanto, fez uma ótima apresentação - saiu em 10º e assumiu a 6ª posição na primeira volta - até a quebra do sistema hidráulico da direção. "Foi uma pena. O acerto para a corrida estava ótimo. Mas, sem a direção hidráulica, nem o Hulk consegue pilotar nesta pista", afirmou, com os braços esgotados pelo esforço físico despendido num dos traçados mais velozes do Brasil.
Maurício e Cacá travaram uma batalha palmo a palmo nas duas últimas voltas. Maurício suportou a forte pressão do rival, que tentou até uma improvável ultrapassagem por fora na Curva 1 na última passagem, e conseguiu descontar mais um pontinho na luta particular pela ponta da tabela. Cacá continua na liderança, agora com 131 pontos contra 129 de Maurício.
O resultado da prova:
1 - Thiago Camilo - RCM Motorsport - Chevrolet - 37 voltas em 41min48s299
2 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 0s947
3 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 5s206
4 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 7s888
5 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 8s153
6 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 12s832
7 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 18s170
8 - Denis Navarro - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 19s680
9 - Nono Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 24s277
10 - Ricardo Zonta - Linea Sucralose - Chevrolet - a 30s138
11 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 33s346
12 - Giuliano Losacco - Shell Racing - Peugeot - a 34s662
13 - Luciano Burti - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 37s412
14 - Eduardo Leite - Hot Car Competições - Chevrolet - a 38s063
15 - Galid Osman - BMC Racing - Chevrolet - a 44s989
16 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 45s900
17 - Popó Bueno - Linea Sucralose - Chevrolet - a 49s480
18 - Antonio Pizzonia - Comprafacil Nascar JF - Peugeot - a 52s819
19 - Diego Nunes - Hot Car Competições - Chevrolet - a 56s446
20 - Vitor Meira - Officer ProGP - Chevrolet - a 57s725
21 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 1min03s702
22 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 1min13s535
23 - David Muffato - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 1 volta
24 - Julio Campos - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 1 volta
25 - Pedro Boesel - Comprafacil Nascar JF - Peugeot - a 1 volta
26 - Claudio Ricci - Bassani Racing - Peugeot - a 1 volta
27 - Patrick Gonçalves - Carlos Alves Comp. - Peugeot - a 1 volta
28 - Matheus Stumpf - Bassani Racing - Peugeot - a 2 voltas
Não completaram:
Ricardo Sperafico
Felipe Maluhy
Lico Kaesemodel
Xandinho Negrão
Campeonato:
1 - Cacá Bueno 131
2 - Ricardo Maurício 129
3 - Daniel Serra 117
4 - Thiago Camilo 113
5 - Átila Abreu 112
6 - Valdeno Brito 109
7 - Max Wilson 108
8 - Nonô Figueiredo 97
9 - Allam Khodair 92
10 - Julio Campos 87
11 - Luciano Burti 80
12 - Denis Navarro 64
13 - Galid Osman 61
14 - Lico Kaesemodel 57
15 - Duda Pamplona e Marcos Gomes 56
17 - Diego Nunes 46
18 - Antônio Pizzonia 45
19 - Ricardo Zonta 44
20 - David Muffato 35
21 - Ricardo Sperafico 33
22 - Xandinho Negrão e Pedro Boesel 31
24 - Rodrigo Sperafico 30
25 - Vitor Meira 29
26 - Felipe Maluhy 28
27 - Popó Bueno 24
28 - Tuka Rocha 20
29 - Eduardo Leite 17
30 - Giuliano Losacco 16
31 - Alceu Feldmann 9
32 - Patrick Gonçalves 4
33 - Diego Freitas 3
34 - Bruno Junqueira 2