A Stock Car começará no dia 25 de março, em Interlagos (SP), com um novo sistema de disputa que coloca a categoria mais uma vez como uma das grandes atrações do calendário esportivo no país.
As novidades começam com o fim do playoff, sistema adotado desde 2006 espelhado na Nascar, quando apenas os 10 primeiros do campeonato disputavam o título nas quatro corridas finais do calendário. Outra grande novidade na temporada será a transmissão ao vivo de todas as corridas da Copa Caixa Stock Car pela Rede Globo.
Saiba quais foram as mudanças no regulamento 2012 da Stock Car:
Fim da superfinal (playoff) / novo sistema de pontuação:
A partir deste ano, o campeão será definido de maneira diferente. Houve a extinção do playoff, e a pontuação também mudou. Agora serão 22 pontos para o vencedor, 20 para o segundo colocado e 18 pontos para o piloto que completar a corrida na terceira posição. A partir do terceiro, os pontos vão caindo de um em um, com o quarto somando 17, o quinto 16 e assim até o 20º, que recebe um. Todos os pontos conquistados na temporada serão computados sem descartes. Na etapa decisiva do campeonato a pontuação valerá o dobro. Ou seja, o ganhador somará 44 pontos, o segundo 40, e assim por diante. O objetivo é tornar a competição ainda mais equilibrada, e simples de ser entendida por todos que acompanham as corridas.
Fim do reabastecimento obrigatório:
Agora os tanques do combustível Shell V-Power Etanol nos carros da Copa Caixa Stock Car têm capacidade para 100 litros. Por conta disso, os competidores terão condições de fazer toda a corrida sem paradas. Com o fim da obrigatoriedade do reabastecimento, deverá levar vantagem o piloto que souber administrar melhor seu equipamento e também o desgaste dos pneus Goodyear. Tudo isso levará o espectador a se aproximar ainda mais das disputas entre os principais pilotos do Brasil, acompanhando diretamente na pista o tempo todo quem está na frente, sem precisar analisar quem já parou ou não.
Botão de ultrapassagem (push-to-pass):
O equilíbrio e igualdade entre os carros da Copa Caixa Stock Car levou a adoção de um sistema que permitisse um ganho de potência no motor dos carros para aumentar as ultrapassagens e dar mais um recurso estratégico para os pilotos. Em 2012, o uso do botão de ultrapassagem passa a ser disponibilizado aos competidores também no treino classificatório. Quem optar por usar o recurso para obter potência extra na classificação terá menos opções durante a corrida. O número de possibilidades de acionamento do botão de ultrapassagem será definido a cada etapa e diferente para cada circuito, assim como o tempo de duração do sistema.
PRÉ-TEMPORADA EM CURITIBA - Na próxima semana, dias 7 e 8, as equipes e pilotos irão testar seus carros no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). Os treinos serão de extrema importância para a primeira metade do calendário, onde houve uma inversão de praças entre as corridas do Velopark, que será no dia 6 de maio, e Ribeirão Preto, dia 20. No caso dos pilotos recém-chegados, como o experiente Vitor Meira, que deixou a Indy para correr na Stock Car, e os jovens Galid Osman e Pedro Boesel, vindos da Copa Chevrolet Montana, será o primeiro contato com a máquina que irá pilotar durante o campeonato.