Com a possibilidade cada vez mais clara de que a greve cancele toda a temporada da NBA, o pivô Tiago Splitter é mais um a acertar para jogar fora dos Estados Unidos. Apesar de propostas do basquete brasileiro, o destino do pivô da seleção é novamente a Espanha, onde ele jogou durante a maior parte da sua carreira. Nesta quarta-feira, o Valencia Basket anunciou a sua contratação.
O acordo do Valencia com Splitter é semelhante ao fechado por outros jogadores que assinaram com clubes da Europa na última semana. O brasileiro fica na Espanha até que os jogadores e os donos de franquias da NBA cheguem a um acordo. Se a paralisação chegar ao fim, Splitter volta imediatamente ao San Antonio Spurs.
A decisão de Splitter é mais um indício de que a NBA não terá mesmo temporada em 2011/2012. Quando pediu dispensa da seleção brasileira que foi aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o pivô deixou claro que pretendia descansar nos Estados Unidos visando a temporada da NBA e que só viria a negociar com outros clubes depois de que uma decisão definitiva sobre a paralisação fosse tomada.
De acordo com comunicado do Valencia Basket, a decisão por ir atrás de Tiago Splitter se deu por conta da lesão sofrida por outro brasileiro, Vitor Faverani, que vai ficar de fora da equipe por mais de um mês.
Splitter, de 26 anos, atuou por uma década na Espanha. Ele deixou o Joinville ainda na adolescência para defender o Bilbao. Em 2003, ainda como júnior, se transferiu para o Caja Laboral, time no qual se consagrou como melhor jogador da Liga Espanhola. Em julho de 2010 ele assinou com o San Antonio Spurs. Em sua primeira temporada regular na NBA, fez 60 jogos, com média de 12,3 minutos em quadra, 3,4 rebotes e 4,6 pontos.